No mundo virtual do Football Manager foram craques, mas dentro do campo nunca estiveram perto do estrelato. O FM previu correctamente o sucesso futuro de várias estrelas ao longo dos anos – mas nem todos os jogadores atingiram o potencial esperado. Nesta rubrica vamos falar de jovens jogadores que foram Wonderkids, desde o FM05 e não corresponderam às expectativas.
Vamos continuar com mais 4 jogadores que passaram por Portugal, com a promessa de que no terceiro artigo desta rubrica, iremos abranger todos os jogadores em geral que fizeram parte da história do Football Manager.
Celsinho
FM 07
Clube: Lokomotiv Moscovo
Idade: 18 anos
CA: 122
PA: -9

Celso Júnior, mais conhecido por Celsinho, foi no FM 07 um jogador de quase compra obrigatória. Começou na Portuguesa do Brasil, mas muito jovem foi para o Lokomotiv da Rússia. Com 18 anos tinha um grande potencial, e o Sporting CP viu nele uma grande esperança e avançou para a sua contratação no verão de 2007. No seu primeiro ano em Portugal faz 12 jogos, não encanta e seguem-se sucessivos empréstimos em Portugal, Brasil e Roménia. Sai do Sporting CP em definitivo em 2012 e regressa ao Brasil onde está até hoje, sempre em clubes de média dimensão.
Rodrigo Tiuí
FM 06
Clube: Fluminense
Idade: 20 anos
CA: 123
PA: 174

Rodrigo Tiuí já passou por Portugal, onde chegou em Janeiro de 2008 para representar o Sporting CP. No total, pela equipa portuguesa, fez 24 jogos e marcou 3 golos. Saiu em Agosto de 2009 rotulado de flop. Regressa ao Brasil para jogar no Atl. Paranaense. Antes de chegar ao Sporting CP, representou o Fluminense (onde fez a formação) e o Santos. Tiuí nunca confirmou o que lhe foi atribuído no FM 06, depois do Atl. Paranaense foi para a Rússia, regressou ao Brasil, depois Japão e novamente Brasil, sempre em clubes com pouca dimensão. No total da carreira fez perto de 300 jogos e 51 golos, números muito pequenos para um avançado que tanto prometeu.
Freddy Adu
FM 06
Clube: DC United
Idade: 16 anos
CA: 115
PA: -10

Um dos maiores prodígios que o FM já teve, Freddy Adu, a compra que 99% dos jogadores fazia no jogo. O hype era tão grande que a acabou por ser das maiores decepções da saga. Formado no DC United, chega a Portugal para representar o Benfica em 2007. No primeiro ano, entre todas as competições, faz 21 jogos e marca 5 golos. A partir daqui é a história já conhecida, um declínio na carreira do qual ninguém esperava. Seguiram-se vários empréstimos, Mónaco, Belenenses, Aris e por fim Rizespor. Desvincula-se do Benfica e regressa ao EUA em 2011. Passa ainda pelo Brasil, Sérvia, Finlândia, e volta novamente para o EUA. Actualmente, com 29 anos, representa o LA Lights.
Keirrison
FM 09
Clube: Coritiba
Idade: 20 anos
CA: 143
PA: 167

Com uma carreira muito prometedora, que começou no Coritiba, onde fez 60 jogos e 45 golos, Keirrison ficou longe da glória prometida nos seus primeiros anos de sénior. Depois do Coritiba, assina pelo Palmeiras, onde em meia época, faz 35 jogos e 24 golos. Com números de excelência, chega uma proposta de um colosso Europeu, o Barcelona. Transfere-se no Verão de 2009 por 15M, mas não fica no plantel da equipa Blaugrana e é emprestado.
Chega ao Benfica nesse Verão mas fica apenas meia época. Depois vai para a Fiorentina (também meia época), Santos e Cruzeiro, sempre por empréstimo. Desvincula-se do Barcelona em 2012 e regressa onde foi feliz, ao Coritiba. Entretanto voltou a ter uma passagem por Portugal, onde representou o Arouca (fez apenas 2 jogos). Voltou ao Brasil e representa agora o Londrina, por empréstimo do Coritiba. Com 21 anos, e até à transferência para o Barcelona, Keirrison tinha 69 golos na carreira. Agora com 29 anos, e depois dessa transferência, fez 28 golos, um declínio enorme nos seus números.

