Histórias bizarras por culpa do Football Manager

Já todos sabemos que Football Manager não é apenas um jogo. Devido à forma como nos transporta para o mundo virtual (quase real!), acaba por ser fonte de história bizarras que por vezes acontecem por conta deste bichinho que todos nós temos.

Estás curioso? Acompanha-nos nesta pequena viagem entre quatro histórias bizarras que aconteceram por conta do FM.

1) Um ‘viciado’ simulou mil anos e contou o que viu

Venezuela a ultrapassar a Argentina na vice-liderança do futebol sul-americano. Inglaterra tornando-se a selecção com mais títulos mundiais. Portugal, EUA e a ótima geração Belga a vencer o Mundial. Tudo isso acontecerá até 3015, de acordo com esta simulação louca.

Um utilizador do Reddit publicou em Agosto de 2015 um save do FM 2015 em que simulou mil anos do Campeonato Inglês. A empreitada durou 58 dias e as descobertas são bem inusitadas. Sheffield United, Burnley e Southend United tornaram-se os maiores vencedores da Premier League; o estádio do Arsenal ficou denominado de Wenger Arena; e o Leicester City não ganhará nenhum título sequer.

Outros factos bizarros: uma partida entre Celtic e APOEL a contar para as Liga dos Campeões teve uma assistência total de 583.214 pessoas em 2987. O Real Madrid levantou o caneco da Champions League por 108 vezes. A Holanda só conseguiu vencer o seu primeiro Mundial em 2586. E Marrocos é o único campeão mundial africano.

Quem quiser se aventurar neste futuro estranho, pode fazer download do save a partir deste link.

Save no FM 2015 com 1000 Anos

2) Sky Sports usou dados do FM para analisar jogadores

A Sky (Sports) é uma das mais conhecidas estações de televisão em todo mundo, tendo em Inglaterra o seu grande destaque por de lá ser natural.

Então, na temporada 2015-2016 a estação apostou numa abordagem diferente: eles passaram a usar dados do Football Manager para analisar os possíveis jogadores pretendidos pelas equipas.

Além da Sky, diversos clubes conhecidos como o inglês Everton já admitiram usar o FM para analisar potenciais reforços. Se as equipas já o usam, é natural que as estações televisivas acabem também por usar os dados como referência.

Dados do FM na Sky Sports

3) Quase cem jogadores tentaram levar uma equipa para a Primeira Liga usando o mesmo save

Em 2016, a Sports Interactive convocou fãs do FM de Inglaterra para uma missão: levar o AFC Wimbledon, equipa da 4ª divisão patrocinada pela SI, até à Premier League usando as suas capacidades como treinador no FM. A condição é que apenas um save seria usado e cada um teria uma hora de jogatina.

O intuito era entrar para o Guinness Book como “o save de videojogo com mais participantes de todos os tempos”. Apesar de mais de 100 pessoas se terem inscrito, apenas 92 compareceram para a experiência.

Mais de 600 jogos foram disputados em 10 temporadas. O mais próximo que o AFC Wimbledon chegou do acesso à Premier League foi no playoff da League Two (a 4ª divisão), em que foi eliminado pelo Wembley.

A certo momento, um dos treinadores virtuais aceitou uma transferência para o Leeds, e logo depois outro resolveu assinar com o Burnley. Enquanto ninguém cuidava do AFC Wimbledon, a equipa acabou despromovida. Então, após conseguirem uma proposta para voltar ao clube, os últimos 30 treinadores tiveram que usar cinco temporadas para levá-lo de volta à League Two, o que aconteceu em 2027.

Se quiseres saber mais clica aqui (artigo em inglês).

Um dos treinadores virtuais do AFC Wimbledon

4) Vício no FM colocou Antoine Griezmann no Chelsea por engano

Durante o Europeu de 2016, Antoine Griezmann foi apanhado diversas vezes a jogar Football Manager entre uma e outra partida da selecção Francesa.

Num desses vídeos, o avançado supostamente estaria a treinar o Chelsea, o que incendiou ainda mais todas as especulações de que estaria acertada a transferência para o clube londrino.

Mas tudo não passou de especulação. Dois dias depois, ele apareceu num vídeo a explicar o ocorrido: a verdade é que ele estava a treinar a sua equipa do coração, o Olympique de Lyon.

Toda esta confusão não o impediu de causar ainda mais. Num outro vídeo divulgado durante o Euro pela Federação Francesa de Futebol, Griezmann aparece a treinar o Arsenal. Diz ele no vídeo: “Estava com o Marseille, mas não tinha muito dinheiro para transferências. No Lyon aconteceu a mesma coisa. Então, eu peguei o Arsenal, substituindo o Wenger. Venci a Liga Inglesa e a Champions League!”. Temos treinador!

Antoine Griezmann a jogar FM

Fonte: ÚltimaDivisão

Scroll to Top