Táctica
A nossa filosofia táctica é como nos define como treinadores, por isso o painel táctico, foi outro dos campos do FM que levou uma mudança de 180 graus e ficou com uma nova cara.
A primeira funcionalidade que todos nós iremos reparar, será nos estilos tácticos, representativos de algumas eras do futebol, que estarão disponíveis (com a sua correspondente descrição), para seleccionarmos como foco da nossa filosofia. Entre eles O Tiki-Taka, Gegenpress, Park the Bus ou Catenaccio, mas também poderemos criar o nosso estilo de raiz, sozinhos, ou com ajuda do staff técnico.
Após escolhido, serão disponibilizadas as mais variadas dinâmicas que poderão funcionar com esse mesmo estilo e tipos de esquemas tácticos que serão compatíveis.
De acordo com todas as instruções anteriores, o jogo escolherá as melhores funções (roles) de jogadores para cada posição do nosso esquema, mas que poderão ser alteradas, conforme o gosto do treinador.
Por último, será necessário introduzir instruções para cada momento do jogo – Organização ofensiva e defensiva e transições ofensivas e defensivas.
Passamos a explicar:
Poderemos escolher transições defensivas com rápida e agressiva pressão sobre o portador de bola adversário, como poderemos pedir para reagrupar mais rigidamente em organização defensiva, evitando assim ser apanhados em contragolpe.
Por outro lado, poderemos contra-atacar mais rapidamente e aproveitar a desorganização defensiva contrária, como poderemos ser mais pacientes, e jogar em posse, criando as nossas próprias oportunidades, através da criatividade dos nossos elementos mais ofensivos.
O guarda-redes poderá ter agora um papel fundamental, dependente das instruções que lhe são imputadas, visto que nesta edição iremos ter acesso total à rapidez de distribuição de bola do mesmo, e área/jogador para onde/quem queremos que distribua/receba.
Em organização ofensiva, o objectivo será a criação de jogadas, em que se incluem a largura, a abordagem e o que fazer no terço final do terreno. Existe também uma nova instrução de jogar para as bolas paradas, especialmente efectiva se tivermos bons cobradores de livres, ou excelentes cabeceadores.
Já em organização defensiva, a dureza de desarme, tipo de marcação e o desenho defensivo são algumas das opções a ter em consideração. Estarão disponíveis como novidade no quadro táctico, as linhas de pressão e linhas defensivas da nossa equipa, podendo nós ajusta-las ao nosso gosto.
Múltiplas novas funções de jogadores também foram adicionadas nesta nova edição, tais como avançados pressionantes, ou defesas laterais e centrais que não inventam e raramente saem das suas áreas defensivas.
As mentalidades tácticas foram alteradas, continuam a ser sete, mas estão agora bem definidas, para se saber quando se devem utilizar.
Por fim, o briefing de pré-jogo, introduzido no FM2018, foi melhorado, para facilitar e melhorar a ligação treinador-jogador, introduzindo muitos mais opções e tópicos de conversa.