Um dos saves mais longos do FM é Português!

Um dos saves mais longos do FM é Português!

E se vos disséssemos que um dos saves mais longos do FM é Português?
Tem quase um ano de tempo de duração de jogo, foi iniciado em 2012, nunca meteu férias e apenas treinou uma equipa, inicialmente de dimensão inferior mas que levou à glória internacional.
Em 2177 Cristiano Ronaldo continua como o jogador Português mais internacional de sempre, mas foi ultrapassado na lista de melhores marcadores nacionais.

Fomos conversar com o Paulo Santarém Andrade, o aficionado do Football Manager, que não tem intenções de desistir do seu save com 164 épocas.

Paulo Santarém Andrade
Paulo Santarém Andrade, dono de um dos saves mais longos de sempre no FM

POP: Em primeiro lugar, há quanto tempo começaste esse save e quantas horas de jogo acumulas neste momento?

Paulo: Bom, iniciei este save em 30 de Novembro de 2012. Quanto a horas jogadas, é melhor falar em dias… São 322 dias de jogo.

POP: É verdade que nunca usaste férias durante o teu save?

Paulo: Sim, é verdade. Nunca meti férias, não confio nos meus adjuntos…eheheh

POP: O novo recorde de épocas consecutivas jogadas é de 220, por um jogador Polaco. Tencionas chegar perto ou bater esse recorde ou pensas que é inatingível?

Paulo: Sinceramente creio que é inatingível para mim chegar a esse número de épocas porque eu para tornar o save mais realista abri 23 ligas e por isso o save não tem obviamente uma grande velocidade, mas nunca se sabe… Acredito que em tempo jogado tenha mais que o manager Polaco.

POP: Que equipas/selecções treinaste?

Paulo: Equipas foi só uma, o Bustelo claro! Quanto a selecções já treinei 13 vezes Portugal (com quem estou outra vez neste momento), duas vezes a Guiné-Bissau e Albânia. Não sei se me está a escapar alguma, acho que não.

POP: E títulos? Algum que ainda te escapa?

Paulo: Sim, falta-me um campeonato do mundo com Portugal com quem já ganhei dois Europeus, uma Taça das Confederações e uns Jogos Olímpicos! Mas Portugal já ganhou uma vez o Mundial, em 2170, contra o Brasil (2-1 no prolongamento) mas infelizmente não foi comigo… No entanto, a equipa titular tinha 9 jogadores meus…

Estante de troféus do Bustelo - Paulo Santarém Andarde
Estante de troféus do Bustelo

POP: Quais são os teus objectivos/motivação para continuar esse save?

Paulo: Os meus objectivos passam por voltar a conquistar a Champions de uma forma regular, o que não é fácil porque não contrato jogadores com mais de 21 anos nem pago mais de €1,5M de euros em compras e só contrato portugueses, salvo uma ou outra contratação a custo zero para vender mais tarde. A motivação é alcançar os objectivos e ser um clube de top mundial e europeu só com jogadores portugueses e com uma grande contenção financeira, como tenho conseguido ser. Formar, vender e vencer é o meu lema.

POP: Qual foi o máximo de golos que um avançado teu conseguiu numa época?

Paulo: O máximo de golos no total foi na época de 2120/21 o Ricardo Pinto com 58 golos. No campeonato foi o Filipe Pinheiro na época de 2038/39 com 45 golos em 30 jornadas. Foi provavelmente o meu maior craque de sempre, comprei-o por 60 mil euros ao Rio Ave com 16 anos e ficou no clube até encerrar a carreira com 37 anos acho.

POP: Soubemos que a certa altura tiveste alguns percalços com o save, e que se perdeu bastante informação, conseguiste recuperar?

Paulo: Sim, é verdade. Foi chato porque apagou toda a memória das conquistas de todos os clubes e os vencedores de todos os campeonatos. Felizmente tinha backups do save, mas tive que “recuar” duas épocas e meia. Foi mau porque tinha ganho uma Champions ao Tottenham e quando recuei já não a consegui ganhar nesse ano nem ir à final, que curiosamente foi ganha pelo Tottenham. Felizmente na época seguinte ganhei a Champions.

POP: Vamos para a edição de 2019, não te sentes tentado a experimentar as novas edições e experimentar as novidades?

Paulo: Sim, estou muito curioso em ver o que o FM2019 traz de novo. Quero ver se já vai ter o VAR, acho que pode ser engraçado, ficar em suspenso até confirmar golo ou não, penalti ou não… os jogos vão ser ainda e mais emocionantes e estressantes! A nível do nosso campeonato sempre quero ver se avança a ideia do Belenenses com uma equipa no distrital e uma da SAD na liga NOS, seria um desafio interessante… E claro, se os gráficos ainda conseguem ser melhores (que já são óptimos. Eu ainda sou tempo em que só havia uma barra com o relato, e já era top…)

O craque do save de Paulo Santarém Andrade
O craque do save de Paulo Santarém Andrade

 

POP: Alguma história engraçada que te aconteceu durante este save de longa duração?

Paulo: Bom, neste momento o estádio do Bustelo tem 102 mil lugares, e tem um nome muito bonito. Estádio Santarém! eheheh, antes chama-se Arena Santarém.

Outra coisa engraçada nestas mais de cento e sessenta é assistir ao crescimento e afirmação de novos clubes, nacionais e estrangeiros. Por exemplo em Portugal os novos “grandes” são o Gondomar (que já ganhou uma Liga Europa e 9 campeonatos) e o 1º de Dezembro (com 3 campeonatos). O Sporting é o único “grande” que nunca desceu e ganhou uma Champions… contra mim (1-0)!!!

O nosso CR7 é o jogador com mais internacionalizações por Portugal, 180 e 92 golos, mas não é o melhor marcador de sempre! O melhor marcador de sempre da Selecção é o Ricardo, um jogador meu com 172 internacionalizações e 132 golos, era uma bomba. Jogou desde os 16 anos até aos 42 no Bustelo!

Por fim, entre 2050 e 2057 ganhei 6 Champions, quatro das quais consecutivas, num total de 9 troféus da mesma, até então. Por isso, para dar mais “pica” vendi os meus melhores jogadores e fiquei só com miúdos, foi um erro, faltava consistência e estive 51 anos(!!!) até voltar a ganhar uma Champions, em 2108, a minha “Décima”, já era uma obsessão!

Resposta Rápida

Primeira edição que jogaste?
O mítico CMITA, de 92 ou 93 com a Roma que um miúdo com 17 anos que eu gostava muito, um tal de Francesco Totti… Que foi o último jogador da base de dados do CM inicial a retirar-se.

Edição favorita?
CMITA que foi onde começou o “bichinho” e o CM (02 ou 03) quando começou a ter imagens das bolinhas em campo. Foi o delírio!

Equipa favorita no jogo?
Bustelo, claro! (uma equipa que eu nem sabia que existia antes de a escolher…)

Jogador favorito no jogo?
Totti e o mítico Tó Madeira! Meu já disse, Filipe Pinheiro.

Estado e vista geral do jogo - Paulo Santarém Andrade - Um dos saves mais longos do FM é Português
Estado e vista geral do jogo

1 thought on “Um dos saves mais longos do FM é Português!”

O que tens a dizer sobre isto?