Os craques também jogam #11 Ricardo Benjamim

Os craques também jogam #11 Ricardo Benjamim

Após ter começado o seu período de formação num clube que está atualmente a ‘dar cartas’ no Campeonato de Portugal – Lusitânia de Lourosa – Ricardo Benjamim passou posteriormente por F.C. Porto, Feirense e AD Sanjoanense antes de rumar ainda com 16 anos ao Deportivo de La Coruña para figurar nos escalões de formação deste histórico Espanhol.

Vencedor do Europeu Sub-19 pela Selecção Nacional em 2018, Ricardo voltou a uma casa que lhe é familiar – Feirense – para ser o Guarda-Redes titular da equipa Sub-23 dos fogaceiros.

Acompanha-nos nesta conversa!

 

FMPortugal.net: Quando e como surgiu este teu ‘bichinho’ pelo FM?

Ricardo Benjamim: Desde os meus 12/13 anos que comecei a jogar FM. Aos fins de semana via um primo meu a jogar a tarde toda, pelo que fiquei curioso em saber o que tanto lhe deixava ‘viciado’: acabei por ficar eu também (risos) pelo que foi desde aí que este “bichinho” começou a crescer comigo.

FMPortugal.net: E como treinador, o que mais te cativa: começar desde logo nos grandes palcos europeus e vencer tudo o que há para vencer, ou começar por um clube de uma divisão baixinha e elevar a tua equipa até vencedora da Champions League?

Ricardo Benjamim: Não tenho uma linha definida, pelo que sou de ‘fases’. Tanto começo com uma equipa grande e tento vencer tudo, como com o passar do tempo já não me cativa e tenho de mudar para uma equipa pequena e enfrentar todas as dificuldades para poder vencer as competições em que estou inserido.

FMPortugal.net: Gostas da forma como estás retratado no FM? O que alterarias para melhor/pior?

Ricardo Benjamim: No geral, estou bem. No entanto, gostaria de vos desafiar a rever os seguintes aspetos pois sinto que sou melhor do que como está retratado: considero-me com mais potencial futuro e quanto a atributos, melhoraria a determinação, agilidade e os reflexos! Fica o desafio. (risos)

Os craques também jogam - Ricardo Benjamim
Perfil de Ricardo Benjamim no FM 2020 (Clica para Aumentar)

FMPortugal.net: Quando inicias um novo save, levas o teu ‘boneco’ para o clube para onde vais? Titularíssimo ou tem de lutar para garantir o lugar?

Ricardo Benjamim: A verdade é que já tentei levar algumas vezes para os clubes onde estou, mas sempre rejeita a minha proposta pois afirma que acabou de chegar recentemente ao clube! Confirmo o quão real está o meu boneco no jogo: é leal ao clube. (risos)

FMPortugal.net: Costumas jogar habitualmente com colegas de profissão? Podes desvendar alguns dos nomes?

Ricardo Benjamim: Em viagens longas que tínhamos enquanto jogávamos juntos no Deportivo, costuma fazer saves com o Pedro Martelo. É melhor não começar a contar as cabazadas que lhe cheguei a dar… (risos)

FMPortugal.net: Por fim, e deixando um pouco de lado a ‘realidade virtual’, tiveste nestas últimas épocas uma aventura fora-de-portas em Espanha (Deportivo e Laracha CF). Quais foram as principais disparidades que sentiste comparativamente para Portugal?

Ricardo Benjamim: Apesar de me ter adaptado bem a Espanha, diria que o estilo de jogo que lá é incutido e a mentalidade das pessoas que convivemos no dia-a-dia foram as grandes diferenças que notei comparativamente para Portugal. Foram experiências que acima de tudo serviram para crescer como pessoa e profissional.

Os craques também jogam - Ricardo Benjamim
Ricardo Benjamim numa sessão de treino no Deportivo

 

Questões Rápidas:

Primeira edição que jogaste?

FM 2012

Edição favorita?

FM 2019

Liga favorita para jogar?

Liga Portuguesa

 Equipa favorita para jogar?

Vitória SC

Jogador favorito que já tiveste em qualquer edição?

Keisuke Honda

 

A nível pessoal, não poderia ser um melhor início de época! Titularíssimo na equipa Sub-23 do Feirense e com tudo para atingir outros vôos tanto dentro, como fora-de-portas. Obrigado pela tua disponibilidade e simpatia em conceder esta entrevista. Desejos de uma ótima época 2019/2020!

Fiquem com alguns dos seus melhores momentos enquanto estava ao serviço do Deportivo de La Coruña:

Outras entrevistas dos Craques também Jogam:

#13 André Almeida

#12 João Lucas

#11 Ricardo Benjamim

#10 Pedro Monteiro

#9 Fábio Vieira

#8 João Cardoso

#7 Telmo Castanheira

#6 João Meira

#5 Tiago Oliveira

#4 João Coimbra

#3 Luís Machado

#2 Tikagol

#1 João Amorim

O que tens a dizer sobre isto?