Wonderkids que não se afirmaram (Parte 4)

Wonderkids que não se afirmaram (Parte 4)

No mundo virtual do Football Manager foram craques, mas dentro do campo nunca estiveram perto do estrelato. O FM previu correctamente o sucesso futuro de várias estrelas ao longo dos anos – mas nem todos os jogadores atingiram o potencial esperado. Nesta rubrica vamos falar de jovens jogadores que foram Wonderkids, desde o FM05 e não corresponderam às expectativas.

Silviu Lung JR.

Wonderkids flops

FM 08

Clube: U. Craiova

Idade: 20 anos

CA: 115

PA: -9

Silviu Lung Jr, no FM 08, tinhA um enorme potencial e era ridiculamente barato, condições que faziam dele uma compra obrigatória. Na vida real, não atingiu patamares elevados. Fez quase toda a carreira na Roménia (sempre titular), onde representou o U.Craiova e o Astra. Actualmente, com 30 anos, representa o Kayserispor da Turquia. Na Selecção fez 5 jogos, e esteve presente no Europeu de 2016, embora como terceiro Guarda-Redes.

Gabriel Obertan

Wonderkids flops

FM 09

Clube: Bordéus

Idade: 19 anos

CA: 133

PA: 185

Se queríamos um jogador com uma velocidade acima da média, tínhamos em Obertan esse jogador. No Fm 09, não passava despercebido, de todo, pois tinha um PA de 185, que o podia tornar num dos melhores do jogo. Assina em 2009 pelo Manchester United, onde permanece durante duas épocas. Depois transfere-se para o Newcastle onde faz duas épocas de bom nível, mas a partir daqui tem uma queda brutal na carreira, que jamais se esperaria. Faz mais três épocas pelo Newcastle, no entanto a jogar cada vez com menos. Em 2016, sai para o Anzhi, clube  no qual apenas fica meia época, para depois regressar a Inglaterra para representar o Wigan. Em 2017 assina pelo Levski da Bulgária onde jogou até se transferir para o Erzurumspor da Turquia, onde actua de momento.

Francisco Guillermo Ochoa

Wonderkids flops

FM 05

Clube: América

Idade: 18 anos

CA: 130

PA: -9

No FM 05 e 06, Ochoa era um Guarda-Redes que atingia PA elevados, -9 e -10 respectivamente. Era daqueles jogadores que não nos podiam faltar em qualquer save. Não se pode dizer que Ochoa teve uma má carreira, não teve de facto, no entanto, muito mais era esperado dele. Saiu do América em 2011, para ingressar no Ajaccio, onde permaneceu três épocas. Depois seguiu-se o Málaga em 2014, e em 2016 o Granada. Em 2017 chega ao St. Liége, onde fica até ao Verão de 2019, altura em que regressa ao “seu” América. Na Selecção, Ochoa ultrapassou a centena de internacionalizações.

Kerlon

Wonderkids flops

FM 06

Clube: Cruzeiro

Idade: 17 anos

CA: 121

PA: -10

Um dos jogadores que mais marcou os amantes de FM, Kerlon, a Foquinha. Com um PA de -10, tornar-se-ia regularmente, como o melhor jogador do mundo em cada save. Desde cedo que passou de grande promessa mundial a grande desilusão. Sai do Cruzeiro em 2008 para o Inter de Milão, mas é posteriormente emprestado ao Chievo, onde faz apenas 4 jogos. Em 2009 segue-se um empréstimo ao Ajax, sem jogos completados. No ano de 2010 regressa ao Brasil, por empréstimo mais uma vez, para representar o Paraná e depois o Nacional de Patos. Em 2012 desvincula-se do Inter e vai jogar para o Japão por duas épocas. Seguem-se sucessivos clubes e países, Barbados, EUA, Malta, Brasil, Eslováquia. É na Eslováquia que termina a carreira, ao serviço do Spartak Trnava em 2017, com 29 anos.

Parte I Parte II Parte III

O que tens a dizer sobre isto?