FM Portugal

Tudo para o teu jogo

Publicado em: 15 Setembro por: FMPortugal

Novidades FM20: Motor de jogo

As novidades continuam a surgir! Desta vez, falaremos do tão famoso, motor de jogo! Durante a apresentação das novas funcionalidades, foram presenteadas imagens do que se poderá esperar a nível gráfico, do Football Manager 2020, que será lançado no dia 19 de Novembro. Neste artigo, falaremos igualmente do desenvolvimento da inteligência artificial e animações, da nova edição, bem como algumas modificações mais gerais, que irão melhorar a experiência de jogo.

Outras novidades

🧢 Recomendações do staff técnico 👔 Ambições (do Clube) ⚽️ Centro de Desenvolvimento 📸 Melhorias Gráficas ⏱️ Percurso a cumprir 📱 Outras funcionalidades anunciadas no Twitter 🔎 Scouting

Uma das mudanças mais significantes que ocorreu nesta edição, é relativa às movimentações atacantes.

A equipa responsável pelo desenvolvimento do motor de jogo, com ajuda de múltiplos profissionais ligados ao mundo do futebol, depois de analisar detalhadamente centenas de jogos, afinou e replicou, as movimentações atacantes que vemos a cada fim-de-semana. Os jogadores efectivam agora, movimentações sem bola mais inteligentes e igualmente contextualizadas com as suas posições e papeis que desempenham em campo. Por exemplo, poderemos ver avançados recuados, a jogar entrelinhas, para receber a bola e ajudar a construir, mas se tal não for possível, movimentar-se-ão para terrenos de finalização. As movimentações dos jogadores passam a ser totalmente contextualizadas. Alguns jogadores podem optar estar constantemente a dar linhas de passe, de forma a contornar a pressão alta adversária, enquanto outros podem simplesmente sobrepor-se no centro do terreno, quando enfrentam blocos defensivos compactos. Os pontas-de-lança que gostam de explorar as linhas de fora-de-jogo (Liédson, Inzaghi), tentam agora ludibriar as defensivas contrárias, com movimentações mais realistas. Por exemplo, ficam inicialmente em fora-de-jogo, colocando-se novamente em jogo antes de lhes ser endereçada a bola). Haverá um incremento de movimentações interiores em corrida, dos jogadores das linhas, claro, somente caso a situação seja apropriada. Serão mais facilmente detectadas em extremos de pé trocado. A decisão dos jogadores melhorou significativamente no último terço do terreno, como consequência do upgrade das movimentações sem bola dos intervenientes. Em particular, os jogadores tenderão a procurar o seu pé mais forte, para passar, cruzar ou mesmo rematar, e assim baixar as possibilidades dos seus adversários, conseguirem o desarme ou bloqueio dos mesmos. No geral, a variedade de movimentações sem bola implementada no FM20, permitirá uma sensação de unicidade de dinâmicas ofensivas, em cada oponente que temos pela frente. Por consequência, necessitaremos de encontrar constantemente novas soluções, para travar os nossos adversários.
Novidades FM20: Motor de jogo
(Clicar para aumentar)

Para combater este aprimoramento ofensivo, foi obviamente necessário, melhorar a inteligência artificial das movimentações defensivas, quer na qualidade de decisão, quer na sua eficiência.

Defesas passam a decidir mais rapidamente sobre a decisão a tomar. Ficar com um jogador, atacar a bola ou posicionar-se correctamente, para fechar possíveis “buracos” Tal como no sector ofensivo, as decisões irão depender da posição e papel que desempenham em campo. O sistema de marcações do Football Manager foi escrito de raiz para esta edição. Existirá uma maior lucidez sobre o espaço envolvente e a identificação de possíveis ameaças à baliza. Resultado disso é a melhoria da leitura de jogo dos defesas, permitindo-lhes abordar de forma mais inteligente, os contra-ataques adversários. Por exemplo, há um aumento de faltas tácticas, para interromper as transições rápidas dos seus oponentes.

Outra importante mudança, muito pedida pela comunidade, prende-se com as animações do guarda-redes.

Nesta nova edição, passarão a fazer defesas de forma mais natural, através de um extenso leque de animações que foram adicionadas. Novas formas de abordar remates, foram igualmente adicionadas, incluindo defesas para a linha lateral/de canto, e não constantemente para dentro da pequena área. Mesmo as reacções a remates “sem defesa” foram implementadas, para dar mais realismo. No entanto, a maior diferença será reflectida no seu posicionamento entre os postes (ou fora deles). Não só em situações de bola parada, como também permitirá que reajam ao desenrolar de cada jogada, e dependente de onde está a bola, ajustem o seu posicionamento.
Novidades FM20: Motor de jogo
(Clicar para aumentar)
A distribuição dos guarda-redes foi outro aspecto melhorado. Passa a responder melhor às ordens tácticas que definidas, para o tipo de construção de jogo que se pretende. As novas regras de pontapé de baliza, já foram introduzidas e por consequência, o posicionamento das contra-instruções, em que se previne a saída em construção, também sofreu alterações.
Novidades FM20: Motor de jogo
(Clicar para aumentar)
Por último, não foi só 3D que houve alterações na experiência de jogo.

O modo texto/comentários, sofreu alterações, para favorecer a contextualização do sentido do jogo, o que irá permitir aos treinadores, tomar decisões mais ajustadas.

Poderemos igualmente nesta edição, controlar a velocidade de comentários de texto. Estas são apenas, algumas das novidades relativamente ao motor de jogo e inteligência artificial do Football Manager 2020. O resto ficará para vocês descobrirem! Podem também ver a primeira simulação do FM20 e experimentar algumas destas novidades.

Carreguem aqui para ler o próximo artigo: Novidades do FM20: Scouting

artigo original

Comentários