A Indonésia é campeã do mundo… de Football Manager

Se te perguntassem quem seria o primeiro campeão do mundo de Football Manager, quantos apostavam na Indonésia? Pois foi.

O primeiro Mundial de FM

Entre 29 de agosto e 1 de setembro de 2024, Liverpool recebeu a FIFAe World Cup de Football Manager, a primeira competição mundial oficial do jogo. Estiveram 20 treinadores de 19 países a lutar por um prémio total de 100 mil dólares.

Liverpool, a cidade que recebeu o primeiro Mundial de Football Manager
Liverpool, a cidade que recebeu o primeiro Mundial de Football Manager. Foto: BCDS, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

O formato não tinha nada a ver com carregar em «continuar» até ao fim da época. Os clubes eram sorteados a partir de uma lista global, os participantes eram divididos em grupos de cinco e tinham quatro dias para preparar a equipa antes de a competição arrancar.

Uma final sem espinhas

A final foi entre a Indonésia e a Alemanha. Ichsan «Miracle» Taufiq, com o adjunto Manar «wednesday» Hidayat, ganhou as duas mãos, por 3-0 e 5-2, e fechou a eliminatória com um 8-2 no agregado frente a Sven Goly. Resultado de quem sabe mesmo o que está a fazer.

E Portugal?

Portugal foi uma das 19 nações escolhidas para o torneio. O representante português foi o Lica, que ganhou a qualificação nacional e viajou para Inglaterra com o selecionador nacional de futebol virtual, Francisco «Quinzas» Cruz. O Lica tinha 29 anos e jogava FM desde 2006, quando teve o primeiro computador. Ao zerozero, contou que parecia estar a sonhar acordado.

Durante anos disseram-nos que passar noites no FM não levava a lado nenhum. A alguns levou a um Mundial.

Fontes: Wikipedia: 2024 FIFAe World Cup featuring Football Manager · RTP Arena (10/08/2024) · zerozero

Scroll to Top