FM Portugal

Tudo para o teu jogo

Publicado em: 7 Setembro por: FMPortugal

Um dos saves mais longos do FM é Português!

E se vos disséssemos que um dos saves do Football Manager com maior durabilidade de sempre, é Português? Tem quase um ano de tempo de duração de jogo, foi iniciado em 2012, nunca meteu férias e apenas treinou uma equipa, inicialmente de dimensão inferior mas que levou à glória internacional. Em 2177 Cristiano Ronaldo continua como o jogador Português mais internacional de sempre, mas foi ultrapassado na lista de melhores marcadores nacionais. Fomos conversar com o Paulo Santarém Andrade, o aficionado do Football Manager, que não tem intenções de desistir do seu save com 164 épocas.

E se vos disséssemos que um dos saves mais longos do FM é Português?
Tem quase um ano de tempo de duração de jogo, foi iniciado em 2012, nunca meteu férias e apenas treinou uma equipa, inicialmente de dimensão inferior mas que levou à glória internacional.
Em 2177 Cristiano Ronaldo continua como o jogador Português mais internacional de sempre, mas foi ultrapassado na lista de melhores marcadores nacionais.

Fomos conversar com o Paulo Santarém Andrade, o aficionado do Football Manager, que não tem intenções de desistir do seu save com 164 épocas.

Um dos saves mais longos do FM é Português!
Paulo Santarém Andrade, dono de um dos saves mais longos de sempre no FM

POP: Em primeiro lugar, há quanto tempo começaste esse save e quantas horas de jogo acumulas neste momento?

Paulo: Bom, iniciei este save em 30 de Novembro de 2012. Quanto a horas jogadas, é melhor falar em dias… São 322 dias de jogo.

POP: É verdade que nunca usaste férias durante o teu save?

Paulo: Sim, é verdade. Nunca meti férias, não confio nos meus adjuntos…eheheh

POP: O novo recorde de épocas consecutivas jogadas é de 220, por um jogador Polaco. Tencionas chegar perto ou bater esse recorde ou pensas que é inatingível?

Paulo: Sinceramente creio que é inatingível para mim chegar a esse número de épocas porque eu para tornar o save mais realista abri 23 ligas e por isso o save não tem obviamente uma grande velocidade, mas nunca se sabe… Acredito que em tempo jogado tenha mais que o manager Polaco.

POP: Que equipas/selecções treinaste?

Paulo: Equipas foi só uma, o Bustelo claro! Quanto a selecções já treinei 13 vezes Portugal (com quem estou outra vez neste momento), duas vezes a Guiné-Bissau e Albânia. Não sei se me está a escapar alguma, acho que não.

POP: E títulos? Algum que ainda te escapa?

Paulo: Sim, falta-me um campeonato do mundo com Portugal com quem já ganhei dois Europeus, uma Taça das Confederações e uns Jogos Olímpicos! Mas Portugal já ganhou uma vez o Mundial, em 2170, contra o Brasil (2-1 no prolongamento) mas infelizmente não foi comigo… No entanto, a equipa titular tinha 9 jogadores meus…

Estante de troféus do Bustelo - Paulo Santarém Andarde
Estante de troféus do Bustelo

POP: Quais são os teus objectivos/motivação para continuar esse save?

Paulo: Os meus objectivos passam por voltar a conquistar a Champions de uma forma regular, o que não é fácil porque não contrato jogadores com mais de 21 anos nem pago mais de €1,5M de euros em compras e só contrato portugueses, salvo uma ou outra contratação a custo zero para vender mais tarde. A motivação é alcançar os objectivos e ser um clube de top mundial e europeu só com jogadores portugueses e com uma grande contenção financeira, como tenho conseguido ser. Formar, vender e vencer é o meu lema.

POP: Qual foi o máximo de golos que um avançado teu conseguiu numa época?

Paulo: O máximo de golos no total foi na época de 2120/21 o Ricardo Pinto com 58 golos. No campeonato foi o Filipe Pinheiro na época de 2038/39 com 45 golos em 30 jornadas. Foi provavelmente o meu maior craque de sempre, comprei-o por 60 mil euros ao Rio Ave com 16 anos e ficou no clube até encerrar a carreira com 37 anos acho.

POP: Soubemos que a certa altura tiveste alguns percalços com o save, e que se perdeu bastante informação, conseguiste recuperar?

Paulo: Sim, é verdade. Foi chato porque apagou toda a memória das conquistas de todos os clubes e os vencedores de todos os campeonatos. Felizmente tinha backups do save, mas tive que “recuar” duas épocas e meia. Foi mau porque tinha ganho uma Champions ao Tottenham e quando recuei já não a consegui ganhar nesse ano nem ir à final, que curiosamente foi ganha pelo Tottenham. Felizmente na época seguinte ganhei a Champions.

POP: Vamos para a edição de 2019, não te sentes tentado a experimentar as novas edições e experimentar as novidades?

Paulo: Sim, estou muito curioso em ver o que o FM2019 traz de novo. Quero ver se já vai ter o VAR, acho que pode ser engraçado, ficar em suspenso até confirmar golo ou não, penalti ou não… os jogos vão ser ainda e mais emocionantes e estressantes! A nível do nosso campeonato sempre quero ver se avança a ideia do Belenenses com uma equipa no distrital e uma da SAD na liga NOS, seria um desafio interessante… E claro, se os gráficos ainda conseguem ser melhores (que já são óptimos. Eu ainda sou tempo em que só havia uma barra com o relato, e já era top…)

O craque do save de Paulo Santarém Andrade
O craque do save de Paulo Santarém Andrade

 

POP: Alguma história engraçada que te aconteceu durante este save de longa duração?

Paulo: Bom, neste momento o estádio do Bustelo tem 102 mil lugares, e tem um nome muito bonito. Estádio Santarém! eheheh, antes chama-se Arena Santarém.

Outra coisa engraçada nestas mais de cento e sessenta é assistir ao crescimento e afirmação de novos clubes, nacionais e estrangeiros. Por exemplo em Portugal os novos “grandes” são o Gondomar (que já ganhou uma Liga Europa e 9 campeonatos) e o 1º de Dezembro (com 3 campeonatos). O Sporting é o único “grande” que nunca desceu e ganhou uma Champions… contra mim (1-0)!!!

O nosso CR7 é o jogador com mais internacionalizações por Portugal, 180 e 92 golos, mas não é o melhor marcador de sempre! O melhor marcador de sempre da Selecção é o Ricardo, um jogador meu com 172 internacionalizações e 132 golos, era uma bomba. Jogou desde os 16 anos até aos 42 no Bustelo!

Por fim, entre 2050 e 2057 ganhei 6 Champions, quatro das quais consecutivas, num total de 9 troféus da mesma, até então. Por isso, para dar mais “pica” vendi os meus melhores jogadores e fiquei só com miúdos, foi um erro, faltava consistência e estive 51 anos(!!!) até voltar a ganhar uma Champions, em 2108, a minha “Décima”, já era uma obsessão!

Resposta Rápida

Primeira edição que jogaste?
O mítico CMITA, de 92 ou 93 com a Roma que um miúdo com 17 anos que eu gostava muito, um tal de Francesco Totti… Que foi o último jogador da base de dados do CM inicial a retirar-se.

Edição favorita?
CMITA que foi onde começou o “bichinho” e o CM (02 ou 03) quando começou a ter imagens das bolinhas em campo. Foi o delírio!

Equipa favorita no jogo?
Bustelo, claro! (uma equipa que eu nem sabia que existia antes de a escolher…)

Jogador favorito no jogo?
Totti e o mítico Tó Madeira! Meu já disse, Filipe Pinheiro.

Estado e vista geral do jogo - Paulo Santarém Andrade - Um dos saves mais longos do FM é Português
Estado e vista geral do jogo

Comentários