FM Portugal

Tudo para o teu jogo

Publicado em: 3 Setembro por: FMPortugal

Mangala – As razões de gostar de Football Manager

As entrevistas com jogadores famosos estão de volta! O defesa internacional Francês, regressou neste verão ao Valência, após cinco temporadas em Inglaterra. Mangala, que tem por hábito jogar Football Manager nos seus tempos livres, contou-nos porque gosta tanto deste jogo.

O QUE LEVAS EM CONSIDERAÇÃO QUANDO ESCOLHES UMA EQUIPA?

É sempre uma escolha difícil! Começar no meu clube do coração? Clubes de países exóticos? Começar nas divisões inferiores? Dois critérios importantes são o projecto e orçamento para transferências, das equipas em questão.

QUAL É A PRIMEIRA COISA QUE FAZES QUANDO COMEÇAS UM NOVO SAVE?

Insiro as minhas tácticas e de seguida coloco para transferência, todos os jogadores que não se adequam às minhas ideias, sejam jogadores de topo ou não. Acredito que o colectivo vale mais que individualidades. Temos de ser implacáveis.

COMO ATACAS O MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS?

Depende da equipa onde estou. Se necessitar de um grupo forte, então terei de gastar algum dinheiro, para trazer os melhores. No entanto, também posso apostar nas camadas jovens e desenvolver alguns miúdos. Gosto de diferentes desafios e encontrar soluções para os mais diversos problemas.

QUE CARACTERÍSTICAS PROCURAS NOS JOGADORES?

Gosto de wonderkids – Procuro ter em campo, as futuras estrelas de cada posição.

TIPO DE JOGADOR FAVORITO?

Prefiro extremos, essencialmente do lado direito. São quem mais cria oportunidades de golo. Os laterais também são importantes, para manter a largura e balancear a equipa, com as suas tarefas defensivas.

MAIOR FEITO COMO TREINADOR?

No Borussia Dortmund consegui cinco troféus numa época. Liga, taça, liga dos campeões, supertaça e campeonato do mundo de clubes. Ganhei tudo o que tinha para vencer e, nessa temporada, ainda fiquei com os três melhores jogadores do mundo.

MELHOR SAVE?

Ainda no mesmo save, posteriormente juntei-me ao Manchester City. Na minha primeira época com eles, em 2024/2025, ganhei a liga dos campeões. Seis troféus da maior competição europeia, em sete anos. Quatro com o Dortmund e dois com o City. De seguida, tornei-me seleccionador Francês e dominei a nível de selecções. Venci o Euro e o Mundial. A equipa do Dortmund foi a melhor, por ser muito jovem e coesa.

MELHOR CONTRATAÇÃO?

A melhor contratação foi o Sebastien Haller, um avançado Francês do Eintracht Frankfurt. Andava à procura de um jogador com experiência na Bundesliga, e assim que assinou pelo Dortmund, tornou-se um monstro. Marcava golos, assistia, era fundamental e decisivo! Funcionava maravilhosamente com o Fekir e depois com o Mbappe. Terminou regularmente como o melhor marcador em competições internacionais.

MELHOR JOGADOR QUE TREINASTE?

Sem dúvidas o Kylian Mbappe

MELHOR JOVEM PROMESSA?

O Sandro Tonali. O melhor médio da sua geração! Controla o centro do terreno, excelente visão e capacidade de passe, é um jogador tecnicamente e tacticamente desenvolvido. O Leon Bailey também é fenomenal.

PORQUE GOSTAS DE FOOTBALL MANAGER?

O jogo é cada vez mais realista! Se queres ser um vencedor, não podes delegar tarefas, treinos, moral, estilo de jogo ou mesmo a observação dos adversários. Gosto de bater recordes e dominar internacionalmente!
Artigo original em Inglês

Comentários