Phil e James Younghusband – Craques Filipinos descobertos no FM!

Phil e James Younghusband – Craques Filipinos descobertos no FM!

Estávamos no meio dos anos 2000, e o povo Filipino, centrava toda a sua atenção noutros desportos individuais ou colectivos.
Existia uma indiferença, quase generalizada, da população relativamente ao Futebol.
Como consequência disso, registava-se uma diminuição de praticantes desta modalidade, na qual havia uma notória falta de talento local e falta de apoios financeiros, para ajudarem a contornar a situação.
A selecção nacional ressentia-se, não conseguindo competir com os demais países do sudeste asiático.

Foi necessário elaborar uma estratégia, com pequenos passos, para voltar a readquirir a necessária competitividade.
Iniciou-se um processo de observação e captação de talento.
Em primeiro lugar, a nível local, com a descoberta de Emelio “Chieffy” Caligdong, Ian Araneta, e o guarda-redes Louie Michael Casas.
Posteriormente à escala global, através da naturalização de jovens de ascendência Filipina, onde se destacavam Anton del Rosario, Alexander “Aly” Borromeo, e os irmãos Phil, Simon e Chris Greatwich, os quais contribuíram para a subida de nível da selecção, em palcos internacionais.

No entanto, foi no ano de 2005, que se deu o “boom”.
Phil Younghusband (avançado) e o seu irmão mais velho James (médio) que jogavam na formação do Chelsea, foram descobertos por um anónimo, através do Football Manager, que alertou de imediato a Federação Filipina de Futebol, quanto à elegibilidade de ambos.
Pouco tempo depois, foram chamados aos trabalhos  da selecção, onde até hoje continuam, como estrelas maiores de um país, que cresceu exponencialmente desde a entrada de ambos.

Actualmente ao serviço de clubes locais, juntos somam mais de 200 internacionalizações e 60 golos pelas Filipinas! Phil Younghusband em 2018 acabaria por tornar-se no maior goleador da história do país, com mais de 50 golos marcados.

 

Quem acreditaria que os dois maiores ícones de futebol de um país, tinham sido descobertos no Football Manager?
O ‘treinador virtual‘ que os descobriu merecia um cargo vitalício na federação Filipina de futebol! (risos)
No entanto, o seu nome nunca foi tornado público.

Se pensam, que foram caso único a serem descobertos pelo Football Manager, estão bem enganados, vejam aqui a história de Kai McKenzie-Lyle, que chegou à selecção do seu país, após ter sido encontrado neste fabuloso jogo!

Phil e James Younghusband - Craques Filipinos descobertos no FM
Phil Younghusband
Phil e James Younghusband - Craques Filipinos descobertos no FM
James Youngbusband

 

O que tens a dizer sobre isto?