Os craques também jogam #10 Pedro Monteiro

Os craques também jogam #10 Pedro Monteiro

Numa formação dividida entre os dois rivais locais Paços de Ferreira e Freamunde, foi neste último que Pedro Monteiro deu os primeiros passos enquanto sénior ao rapidamente ganhar a vaga pela titularidade na sua primeira época ‘com os graúdos’  no Freamunde. Após ter sido bem sucedido no Campeonato Nacional de Séniores (à data) e Segunda Liga, seguiu para Braga tendo atuado mariotariamente pela equipa B minhota. Novo desafio em 2015/2016 ao aventurar-se em terras Cipriotas (Apollon Limassol), tendo no final da mesma voltado a Portugal, proseguindo carreira pelo Paços de Ferreira e Estoril.

Atualmente ao serviço dos Bebés do Mar – Leixões – e sabendo nós o quão é viciado em Football Manager, não podíamos deixar escapar a oportunidade de fazer a entrevista a Pedro Monteiro e saber mais sobre ele e a sua carreira virtual.

Acompanha-nos nesta conversa!

 

Os craques também jogam: Pedro Monteiro
Pedro Monteiro – Leixões

 

FMPortugal.net: Lembraste qual foi a primeira edição que jogaste?

Pedro Monteiro: Comecei pelo Championship Manager, pelo que o Football Manager 2005 foi a primeira edição de FM que joguei já que o vício vinha detrás! (risos)

FMPortugal.net: Como treinador, o que mais te cativa: começar desde logo nos grandes palcos europeus e vencer tudo o que há para vencer, ou começar por um clube de uma divisão baixinha e elevar a tua equipa até vencedora da Champions League?

Pedro Monteiro: Ambos os desafios me motivam, mas a escolha que faço mais frequentemente é começar numa equipa dos escalões inferiores e fazê-la crescer o máximo que consiga.

FMPortugal.net: ‘Colavas’ de tal forma ao save que davas por ti em alguma parte do dia a pensar numa possível mudança tática ou na tua próxima movimentação de mercado? (risos) Qual foi o save que mais te ‘prendeu’ ao jogo?

Pedro Monteiro: Completamente! Os meus cadernos da escola estão cheios de táticas, plantéis e possíveis reforços para cada nova época. O save que mais me prendeu ao jogo foi com o Benfica, em que consegui ganhar tudo em Portugal e ainda a Liga dos Campeões!

FMPortugal.net: Qual a tua reação quando te viste pela primeira vez que a fazer parte da versão oficial da base de dados?

Pedro Monteiro: Fantástica! O FM sempre foi (e ainda é!) o único jogo em que consigo ficar viciado pelo que a sensação de passado uns anos ver o meu boneco no jogo foi uma sensação incrível!

Os craques também jogam: Pedro Monteiro
Perfil de Pedro Monteiro no FM 2019 (Clicar para aumentar)

FMPortugal.net: Gostas da forma como estás retratado no Football Manager ou alterarias algo? Nós poderemos pensar no assunto… (risos)

Pedro Monteiro: Gosto bastante! Acho que está muito similar à realidade e de acordo com as minhas características enquanto jogador. Mas aproveito para dar uma sugestão de ‘movimentação preferida’ (risos): colocar-me como “defesa-central que gosta de ter a bola”. Pensem nisto, julgo que se adequa à realidade! (risos)

FMPortugal.net: Costumas jogar habitualmente com colegas de profissão? Podes desvendar alguns dos nomes? Quem mais costumavas ‘massacrar’? (risos)

Pedro Monteiro: Não, por acaso com colegas de profissão nunca joguei! Portanto, não tendo nenhum colega para envergonhar, os únicos massacres que cometi foram ao meu primo, no tempo em que éramos miúdos e jogávamos bastantes vezes juntos: massacrava-o de tal forma que ele acabava por desligar o computador! (risos)

FMPortugal.net: Por fim, e deixando um pouco de lado a ‘realidade virtual’, tiveste na época 2015/2016 uma aventura fora-de-portas no Chipre (Apollon Limassol). Quais foram as principais disparidades que sentiste comparativamente para Portugal?

Pedro Monteiro: Adorei a experiência. Estive num clube fantástico, em que conseguimos ganhar a taça do país e ainda nos qualificámos para as competições europeias. Só tenho coisas boas a dizer: adorei viver e jogar num país como o Chipre. Já as principais diferenças com que me deparei entre o futebol Português e o Cipriota foi de um futebol mais aberto, ficando assim o jogo partido com facilidade. Já em termos de qualidade e ao contrário do que muitas pessoas pensam, no Chipre o futebol tem qualidade tanto a nível coletivo como a nível individual, pelo que também surpreendeu-me bastante!

Os craques também jogam: Pedro Monteiro
Pedro Monteiro em 2015/2016 – Apollon Limassol

 

Questões Rápidas:

Edição favorita?

FM 2009

Liga favorita para jogar?

Portuguesa

Equipa favorita para jogar?

Nápoles

Jogador favorito que já tiveste em qualquer edição?

Kikin Fonseca (Benfica)

Maior feito?

Final do Mundial como Seleccionador Nacional

Melhor clube que viste o teu boneco se transferir (sem qualquer influência tua)?

Sporting CP

 

Após uma época sólida e tendo somado mais de 1600 minutos ao serviço do Leixões, deixámos os nossos desejos de uma excelente época 2019/2020 a Pedro Monteiro!

 

O que tens a dizer sobre isto?