Avançar para o conteúdo

Novidades do FM 2020

Já não falta muito para sair a nova edição da saga Football Manager. As novidades do FM 2020 escasseiam, embora já se saiba que irá estar disponível no Google Stadia.

Para quem não sabe, o Google Stadia é uma nova plataforma do Google, que foge ao habitual do qual estamos habituados, tal como a Steam ou Playstation.

Resumidamente, deixa de ser necessário instalar e correr o jogo no nosso computador, passando o mesmo a estar armazenado nos servidores do Google, sendo que, para jogar, os utilizadores necessitam apenas de introduzir o seu login. As especificações dos vossos computadores deixam de ser fundamentais, para o nível qualitativo da sua jogabilidade.

No entanto, a melhor parte é de que poderemos jogar a partir de qualquer sítio que tenha acesso à internet, como na escola, no trabalho, ou mesmo nos transportes públicos. Basta fazer login da nossa conta, num qualquer browser e poderemos aceder imediatamente aos nossos saves.

Tudo isto, através de uma subscrição mensal paga da plataforma.

Contudo, não ficámos por aqui. O FMPortugal foi directamente à fonte, Bruno Gens Luís, um dos coordenadores Portugueses, para nos desvendar algumas das novidades.

Novidades FM 2020

 

FMPT: Estiveste afastado da pesquisa no update de Inverno do FM2019, estás de volta para o FM2020?

BGL: Sim, infelizmente durante o período de actualização de inverno, da base de dados Portuguesa, estive com problemas de saúde que me impossibilitaram de dar o contributo. No entanto, tinha plena confiança no trabalho desenvolvido pelo meu colega Carlos Bessa e pelo resto da equipa. Quanto à pergunta, sim, estou de volta e de excelente saúde, muito obrigado.

FMPT: Vamos às novidades do FM 2020. O que nos podes contar? Ouvimos zunzuns que o jogo será vendido no Brasil?

BGL: Todas as informações que disponho vão contra esses rumores. Muito provavelmente não irá estar disponível para compra no Brasil. Relativamente a novidades do FM 2020, as mesmas só poderão ser transmitidas pelos canais oficiais.

FMPT: Estará o futebol feminino ou alguma outra nova liga presente na nova edição?

BGL: Essa informação cabe à SI e ao Miles transmitirem, mas em relação ao futebol feminino, a resposta é clara.  Recentemente, Miles Jacobson afirmou que para tal ser possível, será necessário que a popularidade cresça significativamente. Segundo palavras dele, enquanto as médias nos estádios dos principais países, não atinjam os 20 mil, não haverá futebol feminino no FM. Ao contrário do que as pessoas pensam, os custos de produção seriam demasiado elevados, comparativamente com o público interessado. Quanto a novas ligas também não poderei dar informações.

FMPT: Poderemos esperar mais uma base de dados de excelente nível em Portugal?

BGL: Claro, acredito plenamente que seja a melhor base de dados Portuguesa até ao momento, não só quantitativamente como qualitativamente. O número de pessoas ascende a 30 mil, sendo que dessas, 22 mil estarão activas, tudo isto somente em Portugal.

Claro que para terem acesso a esse número, será necessário mudar as configurações avançadas e seleccionar a opção de fazer load de todas as pessoas no país.

Novidades FM 2020

FMPT: Em relação ao vosso grupo de trabalho, continuam a atrair o mesmo número de pessoas interessadas em colaborar?

BGL: Não tantas como anteriormente, aliás o tamanho da nossa equipa diminuiu relativamente às edições anteriores, contudo, acredito que temos o melhor grupo de pessoas, desde que coordeno a pesquisa. Sempre disponíveis para ajudar.

Inclusive, recentemente adicionámos vários elementos chave, tais como o TH3 K1LL3R (responsável pelo  update FMPT Distritais), e outros membros para tratarem exclusivamente de equipamentos, finanças e campeonato sub23.

Como resultado disso, conseguimos actualizar todas as pessoas activas na nossa base de dados, coisa que foi impossível nas edições anteriores.

FMPT: Com as tuas palavras deduzimos que as equipas das distritais estarão actualizadas?

BGL: Actualizadas quanto baste. Infelizmente, na realidade, os plantéis de uma boa parte das distritais ainda não foram apresentados, sendo assim, nessas mesmas equipas, somos obrigados a manter os plantéis que conhecíamos da temporada anterior. Para além disso temos outro problema, que é a falta de informação sobre posições de muitos jogadores.

FMPT: Será que é desta que estarão jogáveis?

BGL: Não será desta, nem há planos futuros disso, pois tal como dissemos, nem há informações de plantéis de uma grande parte das equipas desse escalão. Pior que isso, não há informação de que equipas participarão em algumas das AFs. Para se tornarem jogáveis, continuarão a necessitar de utilizar os updates do FMPT distritais.

FMPT: Então continuaremos com as mesmas divisões, certo?

BGL: Isso mesmo. Primeira e Segunda liga e o Campeonato de Portugal totalmente actualizados! Houve um rework brutal a nível de staff técnico em Portugal. Relativamente ao Campeonato de Portugal, é provável os plantéis estarem um pouco desactualizados aquando da saída do jogo, visto que o mercado de jogadores amadores ainda continua aberto, e só fechará em finais de Fevereiro.

FMPT: E o campeonato sub23?

BGL: Também estará no jogo, sem o problema de não se iniciar na segunda época como acontecia no FM2019. Relativamente à taça sub23 que não estava nessa edição, também estará presente no FM 2020.

Tenho de confidenciar que as ligas Portuguesas são uma enorme dor de cabeça, não só para mim, que as tenho de transpor e explicar pormenorizadamente, como para a Sports Interactive, devido a estarem em constante mutação, e a SI ser de um país com uma cultura totalmente diferente da nossa.

FMPT: Relativamente a esse assunto, na edição anterior houve problemas com algumas regras de competições, mais precisamente com registos de jogadores, estará tudo resolvido desta vez?

É possível que algumas regras de competições não estejam a funcionar como na realidade, por serem de difícil execução e consumirem muito tempo a quem programa o jogo.

Apesar disso, mantive diálogo com os programadores, sobre o funcionamento dos registos de jogadores na liga, e acredito que nesta edição, esteja tudo ultrapassado.

FMPT: Agora a parte boa, quem é que deveremos meter debaixo de olho neste FM?

BGL: (Risos) Não é melhor descobrirem por vocês mesmos quando o jogo sair? Bem, posso avançar que os desejados Joelson (Sporting CP) e Francisco Conceição (FC Porto), filho do Sérgio Conceição, já estarão presentes nesta edição e com potenciais interessantes. Houve também o upgrade das jovens promessas do nosso campeonato, Romário Baró, Florentino, Ferro, Doumbia, Wendel, Luis Diaz, Fábio Silva ou mesmo o Trincão.

FMPT: E fora dos grandes algum nome que nos possas dizer?

Posso dizer que gosto muito do Tapsoba do Vitória SC e do Taremi do Rio Ave, deixo para vocês explorarem o resto, quando sair o jogo.

Novidades FM 2020

FMPT: Finalmente, datas! Quando está previsto sair o jogo?

BGL: Não há data oficial, no entanto tudo indica para 8 de Novembro. A Beta sairá aproximadamente duas semanas antes.

Da parte do FMPortugal agradecemos a tua disponibilidade nesta fase de bastante trabalho.

Continuaremos a aguardar pela oficialização de novidades do FM 2020, que deverão surgir a partir da próxima semana.

Por agora, podem já reservar a nova edição do Football Manager, através da nossa parceria com a 2game.com que oferece um desconto de 10% ficando o jogo com o custo total à volta de €33. Não só ficam com acesso à versão BETA e FM Touch 20, como estarão a contribuir para a equipa de pesquisa Portuguesa continuar com o seu trabalho.

Saibam mais carregando na imagem em baixo.