FMPortugal.net

Tudo sobre o Football Manager em Português!

Os craques também jogam #9 Fábio Vieira

Fábio Vieira é parte integrante da «artilharia lusitana» presente no Chipre.

Numa formação dividida entre Boavista e Sp. Espinho e findada no escalão Sub-19 do Feirense, foi no seu clube do coração – Sp. Espinho – que deu o passo mais firme em direcção à carreira como profissional que se deu início no Vitória Sport Clube. Após ter três épocas na equipa B, passou também por Freamunde, Anadia e Felgueiras antes de abraçar a sua primeira aventura fora-de-portas no Olympiakos de Nicósia, equipa da segunda liga do Chipre que agora que findou a época, garantiu a promoção à tão desejada Primeira Liga! 

Sendo o Fábio Vieira um fã acérrimo de Football Manager, não podíamos perder a oportunidade de o entrevistar. Acompanha-nos nesta conversa!

 

Fábio Vieira – Olympiakos de Nicósia

 

FMPortugal.net: Como surgiu esta tua paixão pelo CM/FM? Qual a tua grande recordação dos tempos em que começaste ‘a viciar’?

Fábio Vieira: Esta minha paixão começou bem cedo pois desde pequeno que passava horas e horas a jogar futebol, pelo que jogar durante horas a fio CM/FM acabou por ser o passo óbvio para um apaixonado por este desporto como eu o sou. Partilhei este meu vício com o meu primo Nuno, no computador e na casa dele, sendo que a minha maior recordação foi subir o Sp. Espinho à Primeira Liga. Lembro-me como ‘se fosse hoje’ de ter festejado como um louco em casa! (risos)

FMPortugal.net: Qual foi a tua reação quando te viste integrado na base de dados oficial do jogo? Passaste a levar-te para cada equipa que passavas a treinar ou deixavas o teu boneco ‘voar’?

Fábio Vieira: Fiquei todo contente! Apesar dos atributos à altura estarem mais fracos (mas reais! J) era um orgulho ver o meu boneco num jogo que tantas pessoas jogam pelo mundo inteiro! Por tudo isto, acho que toda a gente já sabe o que faço ao meu boneco (risos): acho que são raras as vezes que ele não está na minha equipa e mesmo quando vou para outro clube, é a minha primeira contratação! (risos)

FMPortugal.net: Virando agora as atenções para o teu perfil atual, o que alterarias para melhor e… pior? Atualmente, estás sob ‘controlo’ dos nossos colegas responsáveis pelo Chipre, mas podemos dar-lhes uma palavrinha….! (risos)

Fábio Vieira: Tenho a confessar – de forma imparcial – que fizeram um excelente trabalho. Revejo-me na forma como me retrataram no jogo pelo que apesar de estar tudo adequado, uma palavrinha é sempre bem-vinda! (risos)

Perfil de Fábio Vieira no FM 2019 (Clicar para aumentar)

FMPortugal.net: Costumas começar saves com as equipas onde jogas na vida real, só para teres o ‘gostinho’ de controlares o teu próprio boneco? (risos) E quando o treinas, dás-lhe algum “tratamento especial”?

Fábio Vieira: Todos os anos faço isso, começo sempre com a equipa onde estou a jogar profissionalmente sendo que a única exceção foi de facto este ano, uma vez que a Liga Cipriota ainda não está jogável na BD oficial. Acreditem que nem é só para ter o controlo sob o meu boneco, mas principalmente pelo prazer de treinar os bonecos dos meus companheiros que tão bem conheço. Dá-me um gozo enorme passar da realidade em que me encontro para o mundo virtual e colocar as minhas ideias em prática. Quanto a “tratamentos especiais”…Escusado será dizer que o meu boneco joga sempre, não gosto de o “chatear”… (risos)

FMPortugal.net: E como treinador, costumas criar e fazer evoluir as tuas próprias táticas, ou recorres a fóruns e utilizavas as que eram construídas por outras pessoas? E quanto à contratação de jogadores, usavas shortlist’s ou colocavas scout’s em busca ‘do próximo CR7’?

Fábio Vieira: Uso quase sempre a mesma tática (que eu próprio concebi) pois já tem muitos anos de aperfeiçoamento das versões anteriores que fui jogando, uma vez que gosto da maneira como a equipa joga e domina o jogo, pelo que a cada edição limito-me apenas a limar algumas arestas. Para a contratação de jogadores, costumo habitualmente investir no departamento de scouting: coloco-os sempre a viajar pelo mundo à espera que me recomendem mais um craque que me renda milhões meses depois. (risos)

FMPortugal.net: Costumas jogar habitualmente com colegas de profissão? Quais deles é que já foram mais ‘massacrados’ por ti? (risos)

Fábio Vieira: Na altura que estávamos no Vitória Sport Clube, eu e o Telmo Castanheira (entrevista ao ‘Sr. Canhota’) fizemos um save com equipas que lutam para não descer na Premier League: safei-me na última jornada e ele acabou despedido, pelo que mais uma vez o jogo foi bastante real quanto à nossa capacidade como treinadores! J (risos)

Fábio Vieira quando envergava a camisola do Vitória SC

FMPortugal.net: Por fim, e deixando um pouco de lado a ‘realidade virtual’, nesta época 2018/2019 que agora finda, reservaste uma surpresa para todos os seguidores do Campeonato de Portugal e aventuraste-te no Chipre (Olympiakos Nicosia). Após esta época que terminou em glória (promovidos à 1ª Liga),  quais foram as principais disparidades que sentiste comparativamente para Portugal?

Fábio Vieira: O primeiro ‘choque’ foi o clima: além de chover pouco, esteve muito calor até… início de Dezembro! No entanto, a maior dificuldade ‘rotineira’ com que me deparei para além da língua é o facto de aqui se conduzir à esquerda. Foi uma nova aprendizagem que no início não foi fácil de assimilar.

Já em termos desportivos, ter treinos bidiários às 7:30 (devido ao calor) e às 19:00 na pré-época criou-me algumas dificuldades, pois deitava-me habitualmente por volta da 01:00 (hábitos que só aos poucos conseguir alterar) e levantava-me às 6:00, pelo que conseguem perceber como seria ‘o meu acordar’ (risos)!

 

Questões Rápidas:

Primeira edição que jogaste?

CM 01/02

Edição favorita?

FM 17

Liga favorita para jogar?

Inglesa

Equipa favorita para jogar?

Sp. Espinho

Equipa adversária que sempre te deu dores de cabeça?

Barcelona

Maior feito?

Ser Campeão Nacional pelo Sp. Espinho!

Melhor clube que viste o teu boneco se transferir (sem qualquer influência tua)?

Nada fácil de me recordar, já que habitualmente levo-o comigo! (risos)

 

Uma estreia em grande para Fábio Vieira na sua primeira aventura fora-de-portas: além de ter sido presença habitual na equipa, contribuiu de forma preciosa para a promoção do Olympiakos Nicosia à Primeira Liga Cipriota! E agora, qual será o próximo passo? Nós aqui continuaremos a seguir-te. Desejos de uma excelente época 2019/2020!

      Alguns dos melhores momentos de Fábio Vieira no Olympiakos de Nicósia

O que tens a dizer sobre isto?