FMPortugal.net

Tudo sobre o Football Manager em Português!

Treinadores de Sofá #7 Hugo Tecelão, Treinador de GR dos Sub-19 do Sporting CP

Em todos os nossos saves, não dispensamos a contratação de jovens promessas! No caso dos Guarda-Redes, temos a solução ideal para os fazer evoluir: Hugo Tecelão.

Após ter terminado carreira como jogador, prosseguiu a carreira no futebol abraçando o desafio de se tornar Treinador de Guarda-Redes nos escalões de formação do Sporting Clube de Portugal, estando atualmente dedicado ao plantel Sub-19.

Descobre connosco alguns dos feitos memoráveis que Hugo Tecelão nunca esquecerá, os colegas de equipa que ele habitualmente ‘amassava’ nos seus tempos livres, entre muitas outras curiosidades!

 

Hugo Tecelão

FMPortugal.net: De que forma conheceste o CM/FM e como acabaste em mais um ‘viciado’ pelo jogo?

Hugo Tecelão: Sempre fui um apaixonado por jogos estratégia, pelo que foi com naturalidade que o velhinho Championship Manager 97/98 surgiu no meu quotidiano. Sendo eu um fã acérrimo de futebol, não foi difícil tornar-me em mais um “viciado” no jogo até porque, até à data de hoje, não conheço nenhum apaixonado por futebol tenha jogado CM/FM e não tenha ficado “viciado”! (risos)

FMPortugal.net: Qual a tua primeira grande conquista enquanto jogador de CM/FM? Foi com o “teu” Sporting?

Hugo Tecelão: É impossível me esquecer desse momento! (risos) Foi no Championship Manager 97/98 e a equipa que comandava era o Bologna 1909. Consegui vencer o Campeonato Italiano na segunda época e ficou-me de tal forma cravado na minha memória que ainda me lembro do meu “homem golo”: Igor Kolivanov.

FMPortugal.net: Que tipo de treinador virtual és: começas cada novo save num ‘grande’ ou ‘colosso’ e procuras dominar o panorama nacional e internacional, ou preferes uma equipa de uma divisão inferior e lutar ano-após-ano pelo sucesso a nível mundial?

Hugo Tecelão: Sempre gostei de desafios que me fizessem motivar e deixarem-me ‘ansioso’ por voltar ao save que no dia anterior tinha deixado, pelo que sem grandes dúvidas, começar com equipas das divisões inferiores é o que faz o ‘meu género’.

FMPortugal.net: Antes de apareceres oficialmente na base de dados, já tinhas por hábito contornar esse “problema” e criar o teu boneco no jogo? Exageravas-te ou eras justo contigo mesmo? (risos) Ou preferiste sempre aguardar pacientemente até que te criarmos?

Hugo Tecelão: Lembro-me de nas primeiras edições do jogo em que eu joguei (97/98 e por aí adiante) nem sequer me passava pela cabeça poder “aparecer” no jogo! (risos) Sempre joguei somente com a base de dados oficial pelo que eu decidi claramente esperar até ser criado por vocês. (risos). No entanto, tinha alguns amigos de escola que usavam e “abusavam” do editor e estavam regularmente a criar novos “bonecos” para chegarem ao estrelato num instante! (risos).

Perfil no FM 2019

FMPortugal.net: Qual foi a tua reação quando te apercebeste que tinhas sido oficialmente incluído no jogo? A partir daí, quando inicias um novo save, levas sempre o teu ‘boneco’ para o clube para onde vais?

Hugo Tecelão: Se a memória não me falha, penso que apareci oficialmente na base de dados aquando o lançamento do mítico Championship Manager 01/02, ainda era eu Sub-19 no Sporting Clube de Portugal. Foi uma sensação muito engraçada poder ver-me num jogo que tanto jogava! Nos primeiros saves levava-me sempre para todo o lado que ia, mas com o tempo percebi que ficava muito mais difícil ganhar…! (risos)

FMPortugal.net: Já alguma vez usaste o CM/FM para te informares sobre as características de algum jogador que estivesse a ser falado para ingressar na tua equipa?

Hugo Tecelão: É algo curioso pois, não descurando o fantástico trabalho que tem sido feito neste últimos anos no que à base de dados do jogo diz respeito – e apesar de todo este meu vício no CM/FM – nunca me surgiu a curiosidade em verificar como alguma possível aquisição estaria retratada no jogo. Reconheço no entanto que o jogo é um auxílio extremamente interessante não só nas características dos jogadores, mas também para perceber um pouco mais de toda a dinâmica inerente a um clube de futebol.

Hugo Tecelão em treino específico no Sporting CP – Época 2018/2019

FMPortugal.net: Já jogaste CM/FM com colegas de profissão e/ou jogadores com quem trabalhaste? Podes desvendar alguns dos nomes? Qual deles foi o mais ‘amassado’ por ti? (risos)

Hugo Tecelão: Lembro-me que jogava no Portosantense na época 2010/2011 e quase todos os dias – após o jantar – reuníamos na sede do clube e jogávamos uns contra os outros. Eram momentos muito bem passados e que ainda hoje recordo com saudade. Alguns dos que passavam “pior” era o Ismael Vieira, o Wilson Paulo, e o Hélder Tavares (internacional cabo-verdiano e jogador do Tondela): e acreditem que passavam mesmo muito “mal”! (risos) O Hélder era dos que passava pior! Era cada ‘casacada’…(risos). Mas nenhum deles assumia a minha hegemonia: diziam que tinha “truques”. (risos) Um forte abraço para todos eles!

 

Questões Rápidas:

Primeira edição que jogaste?

CM 97/98

Edição favorita?

FM 2010

Liga favorita para jogar?

Italiana

Marcação ‘H-H’ ou ‘À Zona’?

À Zona

Jogador favorito que já tiveste em qualquer edição?

O clássico Tsigalko!

Maior feito?

Tricampeão Europeu com o Torino!

 

Muito obrigado pela disponibilidade e abertura que desde o início tiveste em conceder-nos esta fantástica entrevista. Depois prometemos que te confidenciamos o que os teus ex-colegas de equipa disserem sobre os outros resultados que também tiveram contigo! (risos) Os nossos desejos de uma excelente época 2018/2019.