FMPortugal.net

Tudo sobre o Football Manager em Português!

Os craques também jogam #8 João Cardoso

Formado inicialmente nas escolas do emblemático Salgueiros e culminando o restante período de formação com a conquista da Premier League International Cup ao serviço do F.C. Porto ‘B’, João Cardoso mudou de direção rumo à equipa de SUB-23 do Estoril Praia onde habitualmente é parte integrante do onze titular na Liga Revelação.

Embarca connosco nesta aventura e descobre como correram as primeiras experiências que João teve na pele ‘do treinador’, a equipa que não descura a cada nova edição, entre muito outras curiosidades!

João Cardoso com o troféu da Premier League International Cup

POP: Quando surgiu este teu ‘vício’ por FM? Tornaste-te rapidamente um ‘génio da tática’ ou passaste por momentos algo complicados com a direção e adeptos numa fase inicial?

João Cardoso: Surgiu quando comecei a querer perceber mais de tudo o que envolvesse os aspetos táticos – por volta dos 12/13 anos de idade – e rapidamente se tornou um dos meus jogos favoritos. No início da minha carreira como “treinador virtual” confesso que vivi momentos complicados (risos), mas com a experiência que fui absorvendo dos vários saves que desenvolvi tudo começou a melhorar e os resultados começaram a aparecer. Foi por isso uma fase inicial algo atribulada! (risos)

POP: Costumas levar o teu ‘boneco’ para cada clube para onde vais? Ou deixas que ele evolua e vais seguindo a carreira dele? Acabas por criar algum laço com ele através da interação?

João Cardoso: Quando apareci pela primeira vez no jogo era um autêntico ritual: levava-o sempre! (risos) Após passar essa azáfama inicial, acabei por deixar de fazer isso. Neste momento só tenho por hábito acompanhar o trajeto dele.

POP: Gostas da forma como estás retratado no FM? Alterarias algo para melhor/pior?

João Cardoso: É visível que a cada ano que passa tudo tem sido melhorado em todo o FM, sendo que o grande destaque no meu ponto de vista é para o perfil dos jogadores: a base de dados está cada vez mais dinâmica e atualizada em relação à forma como somos transparecidos para o jogo. Quanto a mim, melhorava algumas coisas sim tais como o passe, a imprevisibilidade e os penalties. Deixo assim a dica para julgarem se de facto mereço esta atenção! (risos)

POP: Já alguma vez usaste o editor e te colocaste como um wonderkid para rapidamente chegares à seleção e seres um craque a nível mundial?

João Cardoso: Não, é uma das coisas que nunca me predispus a fazer. Gosto de ver como as coisas correm naturalmente, sem nunca ter influência direta no resultado final.

João Cardoso no FM 2019

POP: Há alguma(s) equipa(s) que não dispensas treinar a cada nova edição do FM? E quanto a jogadores, há algum que procuras sempre contratar?

João Cardoso: Há uma equipa que sempre que compro o FM começo por jogar (uma vez que é a minha equipa favorita), que é o Arsenal: ano após ano tento ser o Arsène Wenger virtual, mas com resultados bem melhores! (risos). Já quanto a jogadores, não tenho preferências em específico. Mediante o clube que escolho para treinar, contrato os jogadores que me pareçam adequados, sem ‘preferências’.

POP: Qual o teu maior feito e com que clube o conseguiste?

João Cardoso: Já tive alguns com que me orgulhei…! Mas a escolher um, não tenho grandes dúvidas: foi ganhar a Liga dos Campeões com o meu Arsenal!

POP: Costumas jogar habitualmente com colegas de profissão? Podes desvendar alguns dos nomes?

João Cardoso: Apesar de por vezes o Football Manager surgir como tema de conversa entre nós, nunca surgiu a situação/não tenho por hábito jogar online. Estão assim confinadas ao íntimo dos meus colegas algumas das experiências menos boas que possam ter passado. (risos)

POP: Qual a novidade que mais gostarias de ver implementada em edições futuras?

João Cardoso: Fácil! Era o vídeo-árbitro. Mas a Sports Interactive fez questão de satisfazer este meu desejo e acabou por surgir disponível no FM 2019.

João Cardoso com a camisola do Estoril

Questões rápidas

Primeira edição que jogaste?

FM 2010

Edição favorita?

FM 2018

Liga favorita para jogar?

Premier League

Equipa favorita para jogar?

Arsenal

Jogador mais preponderante?

Mesut Özil no Arsenal

Maior batota?

Criar um treinador falso noutra equipa e comprar jogadores da minha para ter mais dinheiro.

Melhor clube que viste o teu boneco se transferir (sem qualquer influência tua)?

O João Cardoso é muito leal ao clube que representa, pelo que só vejo a renovar contrato. (risos)

Após ter feito um período de formação a um excelente nível, que esta seja a época de afirmação como sénior! E a forma como agarrou o lugar no onze do Estoril na Liga Revelação é prova dessa dedicação. Desejos de uma excelente época 2018/2019!

      Estreia de João Cardoso a marcar pelo Estoril

O que tens a dizer sobre isto?