FMPortugal.net

Tudo sobre o Football Manager em Português!

Lendas do Velhinho CM #1

Sejam bem-vindos à nova rubrica do nosso site, Lendas do Velhinho CM, em que iremos dar a conhecer quais foram as estrelas do Championshio Manager, antecessor do Football Manager.

Para dar início a esta rubrica, começaremos com 6 dos maiores nomes da saga!

 

 

1.    Tonton Zola Moukoko

Lendas do Velhinho CM - Tonton Zola Moukoko
Lendas do Velhinho CM – Tonton Zola Moukoko

Edição do CM: CM 99/00 
Posição: Médio Ofensivo 

No Jogo: Talvez o jogador mais famoso do CM de todos os tempos. Tonton Zola Moukoko de nacionalidade Sueca, mas nascido no Congo, apareceu pela primeira vez no jogo (CM 99/00) nas camadas jovens do Derby County. Tinha um potencial abismal para o preço tão baixo (500mil).

Na Vida Real: Tonton Moukoko nunca conseguiu atingir o esperado na vida real. Após a sua estadia no Derby County, regressou à Suécia, tendo jogado nas ligas regionais, em equipas como Carlstad United, Sleipner, IFK Lidingo e por último, o Kongo United, onde já exercia funções de treinador/jogador, tendo acabado por terminar a sua carreira na época de 2017.

Curiosidades: Existem diversas páginas de fãs no Facebook dedicadas a Tonton Zola Moukoko e a Sports Interactive convidou-o para um jogo de 5 para 5, como forma de homenagem pelo mediatismo que o jogador teve no CM (primeiro caso de homenagem devido à exposição ficcional).

 

2.   Maxim Tsigalko

Lendas do Velhinho CM - Maxim Tsigalko
Lendas do Velhinho CM – Maxim Tsigalko

Edição do CM: CM 01/02 
Posição: Avançado

No Jogo: Maxim Tsigalko nasceu a 27 de Maio de 1983, na antiga União Soviética. Provavelmente muitos nem conseguiam pronunciar o nome, mas isso isso não interessava! – Mas aqui fica a transliteração correta: “Maksim Tsyhalka” – Maxim era um “caçador” na área, o miúdo do Dinamo Minsk, era conhecido por marcar mais de 100 golos por temporada. Algo impressionante! Tudo por um preço inferior a 2mil!

Na Vida Real: Retirou-se aos 26 anos de idade, em 2009, devido à sua propensão para contrair lesões. Maxim podia muito bem ser feito de “cristal”! Na sua curta carreira passou por clubes como Dinamo Minsk (Bielorrússia), Naftan (Bielorrúsia), Kaysar (Cazaquistão), Banants Yerevan (Arménia) e Savit Mogilev (Bielorrússia). Foi internacional 2 vezes pela Bielorrússia, tendo marcado 1 golo.

 

3.   Ibrahima Bakayako

Lendas do Velhinho CM - Ibrahima Bakayoko
Lendas do Velhinho CM – Ibrahima Bakayoko

Edição do CM: CM 97/98 
Posição: Avançado

No Jogo: Ibrahima Bakayoko Sela, nascido a 31 de Dezembro de 1976, era o craque a comprar no CM 97/98, treinássemos quem quer que fosse!

Na Vida Real: Talvez o jogador mais bem sucedido dos nomes mencionados até agora.

Deu início à sua carreira no Stade d´Abidjan (Costa do Marfim), passando de seguida para o Montpellier (França). Depois disto, acabou por concretizar a sua transferência para o Everton! Foi apelidado de “Baka-joke-o” pelos adeptos do Everton! Tudo isto porque a sua transferência para Merseyside custou cerca de 5,1 milhões e rendeu apenas 4 golos! Após uma época no Everton, teve uma carreira tudo menos estável, passando por nada mais do que 10 clubes (Marselha, Osasuna, Istres, Livorno, Messina, Larissa, Paok, Pas Giannina, Olympiakos Volos e Stade Bordelais)!! Acabou por terminar a sua carreira no último deles, na temporada 2013/2014. Foi 45 vezes internacional pela seleção da Costa do Marfim, tendo marcado 30 golos.

4.   Serge Makofo

Edição do CM: CM 4 
Posição: Avançado (Principalmente)

No Jogo: Serge Makofo nasceu a 22 de Outubro de 1986, na República Democrática do Congo. Cada vez que iniciávamos um novo jogo, era obrigatório adquirir o Makofo! Encontrava-se no então, novo clube de franquia, MK Dons, e jogava numa posição diferente, mas não importava em que posição o colocavas no onze! Ele destacava-se na mesma! Graças aos problemas financeiros do seu clube, era possível adquiri-lo por trocados de bolso!

Na Vida Real: Foi jogador de “Non-League”, com temporadas em clubes glamorosos, como Maidenhead United, Potters Bar Town e Grimsby. Ele era tão mau, que o presidente de um desses clubes, acabou por lhe chamar de “desastre”! Terminou a carreira na temporada de 2016 ao serviço do Edinburgh City (Escócia).

5.   Cherno Samba

Lendas do Velhinho CM - Cherno Samba
Lendas do Velhinho CM – Cherno Samba

Edição do CM: CM 01/02 
Posição: Avançado

No Jogo: Cherno Samba nasceu a 10 de Novembro de 1985 na Gâmbia. Era o tipo de avançado que destruía defensivas inteiras, um poderoso “monstro” de área.

Na Vida Real: Cherno Samba marcou 132 golos em 32 jogos nas camadas jovens, com 13 anos! Com isto, o hype gerado parecia justo! Infelizmente, como acontece com muitas estrelas africanas “adolescentes”, em que faltam as certidões de nascimento, ele parecia um homem a jogar contra meninos! Literalmente!!! Oficialmente (em 2012/13), só tinha 27 anos, mas foi “libertado” do FK Tonsberg da Noruega, apesar de pelas contas deles, já ter passado dessa idade! Depois disto, parece que se retirou mesmo!

Passou por clubes como Milwall (Inglaterra), Cádiz (Espanha), Málaga B (Espanha), Plymouth Ardyle (Inglaterra), Wresham (Inglaterra), Fc Haka (Filândia), Panetolikos (Grécia) e FK Tonsberg (Noruega), tendo sido internacional pela Gâmbia em 2 jogos.

Carreira curta para um jogador tão “novo”, não?

6.   Taribo West

Lendas do Velhinho CM - Taribo West
Lendas do Velhinho CM – Taribo West

Edição do CM: CM 01/02 
Posição: Defesa

No Jogo: Taribo West nasceu a 26 de março de 1974 na Nigéria. Começava o jogo sem clube e, era obviamente a primeira contratação de todos os treinadores, no início de qualquer novo jogo!

Na Vida Real: Mais uma história com o fator da idade! Depois de um início de carreira em que foi disputado pelos maiores clubes de Itália, Taribo West passou boa parte dos anos, a rodar diversas ligas mundiais e ao mesmo tempo, a competir com o Abel Xavier pelo prémio de pior penteado do mundo do futebol! Além disso, o presidente do Partizan Belgrado, acusou-o publicamente de mentir sobre a sua idade, afirmando que ele não tinha 28 anos quando assinou contrato com o clube em 2002, e que na verdade tinha 40 anos. Acabou por se retirar em 2007/08 ao serviço do Paykan FC (Irão).

Amante do Football Manager(desde o Fm 2006) e do futebol em geral.

Estudantelicenciatura em Engenharia Informática

Researcher  – Pesquisa Portuguesa do Football Manager