Avançar para o conteúdo

Wonderkids que não se afirmaram (Parte 3)

No mundo virtual do Football Manager foram craques, mas dentro do campo nunca estiveram perto do estrelato. O FM previu correctamente o sucesso futuro de várias estrelas ao longo dos anos – mas nem todos os jogadores atingiram o potencial esperado. Nesta rubrica vamos falar de jovens jogadores que foram Wonderkids, desde o FM05 e não corresponderam às expectativas.

Henri Saivet

FM 08

Clube: Bordéus

Idade: 17 anos

CA: 96

PA: -10

Wonderkids que não se afirmaram - Henri Saivet no FM 08

Regressamos com a terceira parte da nossa rubrica, e começamos por falar de Henri Saivet. Este jovem jogador do Bordéus, com apenas 17 anos tinha potencial para ser um dos melhores do jogo. Com um potencial de -10, Saivet podia atingir em alguns saves um PA (Potencial Ability) de 200, que fariam dele o melhor jogador do jogo. No ano em que saiu o FM 08, e com 17 anos, Saivet realizou uma partida oficial pelo Bordéus. Nas duas temporadas e meia a seguir, fez no total 16 jogos. É emprestado em Janeiro de 2011 ao Angers, da Ligue 2, até ao final dessa época, onde se estreia a marcar como profissional fazendo no total 4 golos em 20 partidas. Na época a seguir regressa ao Bordéus, onde permanece por mais cinco épocas e meia, sempre como titular.

Em Janeiro de 2016, muda-se para o Newcastle, não se afirma, faz meia época (4 jogos) e acaba emprestado. Regressa a França em Julho de 2016 para joga no Saint-Étienne, onde é titular toda a época. Regressa na época a seguir ao Newcastle, faz 4 jogos, mas acaba novamente emprestado, desta vez ao Bursaspor da Sivasspor. Actualmente continua contractualmente ligado ao Newcastle mas está emprestado ao Bursaspor.

Miguel Veloso

FM 08

Clube: Sporting CP

Idade: 21 anos

CA: 157

PA: 180

Wonderkids que não se afirmaram - Miguel Veloso no FM 08

Um wonderkid Português, Miguel Veloso. No Fm 08, com um PA de 180, foi um dos melhores médio defensivo  do jogo, senão mesmo o melhor. Era uma compra que quase todos os jogadores de FM faziam em todos os saves que iniciavam. Não se pode dizer que tenha tido uma má carreira, não teve, mas não atingiu todo o potencial que se esperou dele naquele ano. Foi sempre titular por onde passou, Sporting CP, Génova, Dinamo de Kíev, e novamente o Génova. Pela Selecção Portuguesa fez 56 jogos e marcou 3 golos.

Nicolás Millán

FM 07

Clube: Colo Colo

Idade: 15 anos

CA: 75

PA: -9

Wonderkids que não se afirmaram - Imagem Nicolás Millán no FM 07

Se queríamos um avançado com futuro e barato, o ponta de lança do Colo Colo, Nicolás Millán, era o jogador a contratar. Estreou-se em 2006 pela equipa chilena, com apenas 14 anos, e teve imediatamente os holofotes em cima dele. Talvez por isso, à semelhança do que aconteceu com o Freddy Adu, não teve a carreira esperada. Com 15 anos faz testes no Chelsea mas não convence o clube londrino a avançar para a sua contratação. Tem depois dois empréstimos pela Argentina, regressa ao Chile em 2010 onde fez carreira e onde permanece. Actualmente, com 36 anos representa o Copiapó, da segunda divisão.

Marvin Angulo

FM 08

Clube: Herediano

Idade: 21 anos

CA: 125

PA: -9

Wonderkids que não se afirmaram - Marvin Angulo no FM 08

Outra grande promessa do FM 08 era Marvin Angulo, um polivalente jogador que fazia todo o corredor direito com excelência. Em termos físicos era um jogador que deixava a desejar, mas que compensava, e bem, com os atributos técnicos e mentais. O desenvolvimento deste jogador não foi o esperado, fez maioritariamente carreira na Costa Rica. Começou no Herediano, passou depois pela Austrália, onde esteve época e meia. Regressou em 2011, ao Herediano, e actualmente representa o Saprissa. Pela Selecção do seu país fez apenas 6 jogos.

Parte I Parte II