FMPortugal.net

Tudo sobre o Football Manager em Português!

Treinadores de Sofá #6 Pedro Moreira: O Fisioterapeuta que anseia destronar Mourinho…no FM!

Para atingir um sucesso a longo prazo em cada um dos nossos ‘saves’, além da componente de treino e da rede de scouting, há uma área extremamente importante e impossível de descurar: o departamento médico

Só poderíamos começar nesta área tão específica do Futebol com um tremendo fã de Football Manager: Pedro Daniel Moreira, Fisioterapeuta da equipa sénior do Boavista Futebol Clube.

O Pedro fala-nos de como foi o primeiro impacto ao comando de uma equipa (os adeptos foram impiedosos nos primeiros jogos!), qual a reação que teve quando foi criado na BD Oficial do FM, que jogadores foi ‘cuscar’ ao FM antes de chegarem oficialmente ao Boavista, entre muitos outros temas.

 

Pedro Moreira (à esquerda) com Vítor Bruno, ex-jogador do Boavista F.C

 

FMPortugal.net: Quando surgiu este teu ‘vício’ por FM? Tornaste-te rapidamente um ‘génio da tática’ ou passaste por momentos algo complicados com a direção e adeptos numa fase inicial?

P.M: Gosto de pensar que ‘me safo bem’. Quando comecei só pensava no habitual 4-4-2 e 4-3-3 e deixava que a equipa se habituasse ao esquema definido. Só depois começamos a entender que isto é uma disposição tática e que há bem mais do que isso para a obtenção de sucesso. Por isso, sim, penei bastante na primeira fase! (risos)

FMPortugal.net: Quando inicias um novo save, levas o teu ‘boneco’ para o clube para onde vais? Dispensas todos os fisioterapeutas e ficas só contigo? (risos)

R: Quando começo com o Boavista não mexo no departamento clínico! (risos) Só se for para dar um aumento salarial (risos) Mas sempre que consigo tirar o lugar ao Mourinho, está logo lá o meu fisioterapeuta favorito.

FMPortugal.net: Antes de apareceres oficialmente na base de dados, já tinhas por hábito contornar esse “problema” e criar o teu boneco no jogo? Qual a tua reação quando te contactamos para passares a fazer parte da versão oficial da base de dados?

P.M: Nunca me tinha criado. Tenho no meu círculo de amigos de sempre, gente que apareceu e aparece no FM. Sempre fiz questão de os ir buscar se a dimensão do clube ficasse enquadrada. Quando chegou a ‘minha hora’ e a POP me perguntou se poderia ser adicionado à base de dados, pensei que tudo não passava de uma brincadeira, pois em qualquer balneário há sempre muito disso! (risos) Quando ‘caí na realidade’ e vi que era mesmo real fiquei obviamente muito contente pelo dia ter chegado.

Perfil do Pedro Moreira no FM 2018

FMPortugal.net: Já algum jogador dos clubes por onde passaste como fisioterapeuta comentou contigo de alguns atributos que ele achasse que não estivessem tão bem retratados no FM?

P.M: Quando comecei a jogar, havia um grande amigo meu que jogava no Penafiel e que tanto a posição que ocupava como o pé dominante estava errados. E que gozo que ele levava (risos)! No entanto, sinto claramente que nestes últimos 2/3 anos a base de dados tem melhorado imenso e esses erros que no passado verificava agora já não são de todo habituais.

FMPortugal.net: Quanto tempo demoras a fazer uma época? Aborreces-te facilmente quanto a vida no teu novo clube começa a correr mal ou acabas por arranjar uma motivação extra para dar a volta à situação e passares de ‘mal-amado’ a ‘idolatrado’ pelos adeptos?

P.M: Depende sempre do tempo que tiver disponível. Já fiz épocas em poucos dias, mas atualmente é impossível. Há alturas em que nos dedicamos mais ao jogo e outras (como agora) em que não consigo pois durante a época desportiva temos outras prioridades…Aliás, um departamento médico tem sempre muito trabalho. Não é apenas atletas sob tratamento, mas também sob avaliação e prevenção.

Aborreço-me só quando já atingi os meus objetivos naquele clube.  Gosto de desafios, e é algo que devemos trazer para a vida real… procurarmos desafiar-nos todos os dias.

Fã de Futebol e um apaixonado por Scouting. Responsável da base de dados de Portugal de Football Manager.

O que tens a dizer sobre isto?