Avançar para o conteúdo

Os craques também jogam #3 Luís Machado

Luís Machado, jogador do Feirense e uma das grandes mais valias que o clube de Terras de Santa Maria tem na sua montra.

Formado no União Sport Clube de Paredes, passou também pelo Freamunde, Tondela e encontra-se actualmente ao serviço do Clube Desportivo Feirense, onde é uma das figuras com presença habitual na equipa, tanto na vida real como no Football Manager.

Os anos vão passando, mas o ‘bichinho’ por Football Manager não pára de crescer!

Luís Machado

Luís Machado

POP: Como surgiu esta tua paixão pelo CM/FM?

L.M: Foi no Verão de 2002, com o mítico CM 01/02! O meu irmão comprou o jogo e como estava sempre ao lado dele a vê-lo jogar, acabei por também ganhar este ‘bichinho’ dentro de mim e pedi-lhe para comandar uma equipa…E a verdade é que passou de ‘bichinho’ a vício! (risos): nesse mesmo Verão, o meu primo acabou por se juntar a mim também e passamos esses meses nesse save!

POP: Costumas comprar-te ou interagir com o teu “boneco”?

L.M: Sou o ‘Plano A’ em caso de necessidade (risos). Como gosto de fazer saves com equipas de nível médio/baixo, dependendo daquilo que necessito para a equipa, decido se ‘me compro’ ou não. Quanto à interação, quando não está na equipa que sou treinador, não tenho por hábito interagir com ele.

POP: E quando te treinas, dás algum tratamento especial ao teu ‘boneco’?

L.M: Tento fazer treinos direcionados para a posição e movimentos específico, mediante a tática que irei usar. A título de exemplo: se pretendo que ele jogue na esquerda e faça regularmente movimentos interiores, treino estes pormenores em específico para assim se adaptar rapidamente à tática que uso.

POP: Gostas da forma como estás retratado no Football Manager ou alterarias algo?

L.M: Em termos gerais, sim, gosto da forma como estou descrito. Apenas acho que um ou outro aspeto lá deveria ser melhorado (como subir ligeiramente a técnica e o cruzamento).

POP: E como treinador, o que mais te cativa: começar desde logo nos grandes palcos europeus e vencer tudo o que há para vencer, ou começar por um clube de uma divisão baixinha e elevar a tua equipa até vencedora da Champions League?

L.M: Acho mais desafiante começar com equipas médias/baixas e tentar desenvolvê-las ao máximo, até porque se torna mais realista e motivador. No save q que mais tempo dediquei este ano, na 3ª época, consegui chegar aos Quartos-de-Final da Liga Europa com o Feirense, o que foi bastante entusiasmante!

POP: Preferes ser tu próprio a organizar toda a estrutura da equipa (scouting, gestão de plantéis B e sub-19, staff médico, …) ou delegas tudo isto ao Diretor Desportivo?

L.M: Preocupo-me sempre em contratar staff específico por forma a fazer evoluir o departamento técnico e médico. Com o decorrer da época este tempo que perco no início torna-se uma mais-valia.

POP: Costumas jogar habitualmente com colegas de profissão? Podes desvendar alguns dos nomes?

L.M: Quando era mais novo joguei diversas vezes com o Jaime Poulson, que na época transata jogou no Famalicão. Como éramos vizinhos, passávamos imenso tempo em minha casa a jogar!

Luís Machado no Football Manager

Luís Machado no Football Manager 2018

POP: Quais as novidades que mais gostarias de ver implementadas nas edições futuras?

L.M: Desenvolverem mais a nível de treinos. Deveria existir mais opções de especificação de exercícios e também gestão de horários para equilibrar cargas dos jogadores.

POP: Alguma história engraçada que tenhas para nos contar ‘por culpa’ do FM?

L.M: Já lá vão uns aninhos…Ainda era ‘miúdo’, estava juntamente com o meu primo e o meu irmão a jogar FM. Estávamos tão concentrados e entusiasmados com o jogo que quando nos apercebemos, estavam os meus Pais a acordar para ir trabalhar. Resultado? Ficámos todos de castigo durante uma semana sem poder jogar computador! O que me custou… (risos)

Questões rápidas

Primeira edição que jogaste?

CM 01/02

Edição favorita?

FM 2015

Liga favorita para jogar?

EFL Championship

 Equipa favorita para jogar?

Além do Feirense, jogo também com equipas doutras ligas, mas nenhuma em específica!

Jogadores favoritos que já tiveste em qualquer edição?

Julius Aghahowa (Shakhtar): extremo exímio nas assistências e com faro de golo (além de fazer várias posições do ataque).

Mark Kerr (Falkirk/Dundee): autêntica máquina para qualquer meio campo!

Maior Vitória?

Não me recordo de nenhuma em específica, mas quando tinha Tó Madeira e o Tsigalko perdi a conta aos jogos em que dei às dúzias! (risos)

Melhor clube que viste o teu boneco se transferir (sem qualquer influência tua)?

Toulouse.

No clube em que está e com o talento que tem, este nosso craque tem tudo o que necessita para vôos mais altos. Os nossos desejos de uma excelente época 2018/2019!

Alguns dos melhores momentos do Luís Machado

Outras entrevistas dos Craques também Jogam:

#13 André Almeida

#12 João Lucas

#11 Ricardo Benjamim

#10 Pedro Monteiro

#9 Fábio Vieira

#8 João Cardoso

#7 Telmo Castanheira

#6 João Meira

#5 Tiago Oliveira

#4 João Coimbra

#3 Luís Machado

#2 Tikagol

#1 João Amorim