FMPortugal.net

Tudo sobre o Football Manager em Português!

Os craques também jogam #1 João Amorim

Estivemos à conversa com o antigo internacional Sub-21 Português, João Amorim.

Formado no Futebol Clube do Porto, passou também pelo Sport Lisboa e Benfica (equipa B), Trofense, Desportivo das Aves e encontra-se actualmente na União Desportiva Oliveirense, onde é uma das figuras principais da segunda liga, quer na vida real quer no Football Manager.

Nos seus tempos livres, o Football Manager é uma das suas fiéis companhias.

João Amorim, golo contra Benfica
Golo de penalty de João Amorim contra o Benfica B

POP: Lembras-te como conheceste o CM/FM e como ganhaste o bichinho pelo jogo?

João: O meu vício pelo jogo começou no CM 01/02, senti curiosidade quando o encontrei à venda e pedi aos meus pais se me poderiam oferecer pelo Natal, tudo começou aí.

POP: É verdade que em cada nova edição, a primeira coisa que fazes é procurar o teu perfil no jogo

João: Sim, uma das primeiras coisas que costumo fazer é procurar o meu perfil e de amigos meus.

POP: E tens por hábito comprar-te nos saves?

João: Geralmente não tenho por hábito contratar-me, mas curiosamente neste último Football Manager, fiz um save no Vitória Sport Clube e contratei-me. Olha que não correu nada mal!

POP: O researcher que faz o teu perfil no jogo, por coincidência trabalha no mesmo clube do que tu. Nunca reclamaste com ele devido a certos atributos estarem demasiado fracos?

João: Ahah, nada disso, falamos ocasionalmente sobre o jogo, mas não me meto nesses aspectos. Ele mete os atributos que acha que são os mais adequados para mim e ponto final!

POP: Se estiveres a treinar a Oliveirense na 2ª liga e recebesses uma oferta de um clube de topo pelo teu boneco, “cortar-lhe-ias as asas” ou deixa-lo-ias “voar”?

João: Curiosamente ainda não fiz saves na Oliveirense neste Football Manager, mas penso que o deixaria sair, se tal acontecesse. A não ser que a Oliveirense me oferecesse um contrato vitalício :D.

POP: Fala-nos das tuas capacidades como treinador no jogo, consideras-te um craque a dar instruções tal como és a jogar? Perdes muito tempo com detalhes, scouting, definição de plantel ou gostas de avançar rápido?

João: Acho que sou bom, pelo menos já ganhei alguns títulos neste Football Manager. Gosto de começar com equipas mais fracas, nunca começo numa equipa “grande”. Falta apenas ser campeão na primeira época na liga Espanhola. Já venci a liga Italiana (Lázio), Alemã (Leipzig), Portuguesa (Vitória Sport Clube ) e Inglesa (Southampton). Também falta-me uma champions, mas provavelmente ganharei até sair a nova edição.

POP: Já fizeste saves com colegas de profissão?

João: Nunca fiz, mas tenho alguns colegas que são viciados como eu!

João Amorim e o researcher Pedro Costa
João Amorim e o researcher Pedro Costa

POP: O que gostarias de ver de novidades nas edições futuras do jogo?

João: Para quem como eu, começou no cm 01/02, O Football Manager já teve um desenvolvimento incrível. Sinceramente não consigo mencionar nada que possa melhorar o jogo, talvez na parte gráfica. Por outro lado, se ficar demasiado bom pode perder a piada, e tornar-se mais num jogo jogável e não táctico, como o Fifa.

POP: Alguma história engraçada que tenhas para nos contar?

João: Tenho uma tradição em todas as edições, que é fazer um save no Vitória Sport Clube. Gosto de vender logo os jogadores mais velhos e contratar jogadores novos para posteriormente tentar fazer muito dinheiro com eles.
No CM 01/02 cheguei a vencer uma Uefa no Vitória SC e tinha no plantel o Figo e Zidane!

Questões rápidas

Primeira edição que jogaste?

Cm 01/02

Edição favorita?

Sempre a versão mais recente

Liga favorita para jogar?

Liga Inglesa

Equipa favorita para jogar?

Vitória Sport Clube

Jogador favorito que já tiveste em qualquer edição?

Pogba

Maior feito?

Vencer duas champions seguidas com o Tottenham

Melhor clube que viste o teu boneco se transferir, sem influência tua?

Belenenses

Resta-nos desejar uma excelente época ao nosso craque da entrevista. Futuramente esperamos vê-los em outro tipo de palcos, qualidade para tal não lhe falta.

João Amorim no FM2018
João Amorim no FM2018