FMPortugal.net

Tudo sobre o Football Manager em Português!

A lenda, Tsigalko

Quem não se lembra do goleador Bielorusso, que no CM 2001-02 era uma “máquina” de fazer golos.

Maxim Tsigalko no CM

Hoje falaremos sobre a lenda, Tsigalko. Tinha 19 anos e encontrava-se no Dynamo Minsk. Poderia ser contratado por valores insignificantes e garantiria golos, dezenas deles, chegando mesmo às centenas em cada época, por qualquer clube do mundo que o contratasse.
Mas a realidade era bem diferente. Maksim Tsyhalka(seu nome real), não era mais que um júnior da equipa bielorrussa, e só na temporada posterior a ser sensação no jogo, conseguiu agarrar a titularidade no plantel sénior da mesma.

53 jogos e 23 golos em cinco épocas, também estreia pelo seu país (só jogaria por duas ocasiões), em 2003, logo com um golo, num amigável contra o Uzbequistão, deram origem a um convite vindo de Portugal, no Verão de 2004.

Foi no Funchal, mais concretamente no Marítimo, que teria a oportunidade para mostrar a qualidade que fizeram dele um dos ícones máximos do CM, mas quando se pensava que seria a porta para o estrelato, foi sim o principio do fim.
Uma lesão ligamentar logo no primeiro treino, impossibilitaram-no de se mostrar e rapidamente voltou ao seu país, onde esteve parado durante um longo período a recuperar.

O único golo ao serviço do seu país, com assistência de outra lenda do CM, Sergey Nikiforenko

 

De 2005 a 2008, jogou por diversas equipas. Terminado o seu contrato com o Dynamo Minsk no final de 2005, mudou-se para o Naftan também do seu país natal, seguiram-se aventuras pelo FC Kaisar do Cazaquistão, FC Banants da Arménia e regressou ao país, para jogar no Savit Mogilev, onde terminou a carreira, aos 26 anos, por não aguentar mais com dores.

Hoje em dia, de acordo com uma entrevista recente à gazzetta.gr, Tsyhalka disse estar a enfrentar dificuldades na sua vida.

Ninguém me informou do jogo porque nessa altura, ninguém o conhecia no meu país.
A primeira vez que soube o quão bom era no jogo, foi quando um jornalista Russo me informou e fiquei surpreendido.
Não sabia da existência do CM, por isso limitei-me a rir. Posteriormente, percebi que poderia ter feito muito dinheiro à conta disso, mas era demasiado tarde.
Quando tinha 23 anos, tive uma lesão grave que me fez abandonar prematuramente a carreira de futebolista aos 26 .
Depois comecei a trabalhar na construção cívil, como pedreiro por 5$ ao dia, mas tarde passaria para 20$, mas as minhas costas e pernas não aguentavam o esforço de um trabalho tão pesado, e tinha graves problemas de saúde.
Quando abandonei o futebol, ninguém me ofereceu trabalho, ninguém me ligou. Tenho 2 filhos e a única coisa que quero, é ter um trabalho, para enfrentar a vida de cabeça erguida e ser um bom pai.
Por favor, Informem as pessoas que eu preciso da vossa ajuda.

traduzido do site fmscout

 

O que tens a dizer sobre isto?

%d bloggers like this: